Retomar, revisar, atualizar, reunir, enfocar, projetar, confiar. A dinâmica expressa por esses verbos faz parte da nossa vida. Essa dinâmica nos acompanha e nos move dia-a-dia. Seríamos infelizes se parássemos no tempo, se tudo tivesse que ser como sempre foi. Felizmente, não precisamos nos conformar. Ao invés de deixarmos as coisas como sempre foram, caminhamos na perspectiva da transformação.
O Batismo expressa a ação de Deus que transforma nossa vida pessoal e comunitária. Ele não só marca o início da vida cristã, mas é a partir dele que toda a vida comunitária se constituiu. Na vivência diária do Batismo, podemos experimentar “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).
A partir dessa dinâmica da vida, voltou à tona na IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – a convicção de que o tema educação cristã deveria ser retomado e receber mais atenção das comunidades, dos sínodos e de toda a Igreja. Para compreender as razões dessa convicção, cabe recorrer à figura do broto.
O tema educação cristã não é novo. A educação cristã já criou raízes nesta Igreja. E elas são profundas. Porém, diversos motivos fazem com que essa árvore crie musgo; seja podada; talvez, podada demais e em tempo inoportuno. Ainda assim, ela nunca morre. Ela brota com novo vigor. E o desafio consiste em fazer com que esse broto vingue, se desenvolva e floresça, produzindo novos frutos.
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Um sinal desse broto foi percebido no Fórum Nacional do Ensino Confirmatório, em 2003. Ali se reforçou a necessidade de rever e atualizar os métodos de educação cristã na IECLB, evitando sua concentração no período do ensino confirmatório, distribuindo seu conteúdo para antes e para depois desse período. Também é urgente entender a relação fundamental entre Batismo e educação cristã. Como Igreja que batiza preferencialmente crianças, é imprescindível compreender que a educação cristã da pessoa batizada precisa acontecer ao longo de toda a vida.
No Batismo, a comunidade assume o compromisso com a educação na fé da pessoa batizada. O ensino é um dos pilares da Igreja. Não existe Igreja sem o ensino. A educação cristã fundamenta-se no Batismo e tem por conteúdo o Evangelho de Jesus Cristo, na perspectiva do reino de Deus. Nas últimas décadas, a educação cristã vem perdendo o foco conteudista de noções doutrinárias, passando a priorizar as experiências e as interações entre as pessoas e grupos de pessoas. Nesse sentido, a relação pedagógica com os textos deixa de ser uma transmissão de conteúdos da fé e passa a valorizar a construção do conhecimento, a vivência e o testemunho concreto da fé.
O desafio da educação cristã não se limita a uma área de atuação apenas, mas ao conjunto das ações pedagógica, litúrgica, pastoral, diaconal e missionária da Igreja. Nesse sentido, é necessário aprofundar o que significa ser uma pessoa cristã de confissão luterana a partir do princípio do sacerdócio geral de todos os crentes (1 Pedro 2.9). A educação cristã acontece onde há compromisso cristão. Trata-se do testemunho público da fé, que está subentendido no uso que Lutero faz do termo Beruhfung (profissão).
Envolvidos diretamente nessas reflexões e nessa percepção, os Departamentos de Catequese, para Assuntos da Juventude e de Diaconia também avaliaram sua caminhada, dentro do contexto de reestruturação da Secretaria Geral.
Chegou outubro de 2005. Nesse mês, na cidade de Curitiba - PR, teve lugar o Seminário Nacional de Educação Cristã Contínua. Ali reuniram-se representantes dos sínodos – as equipes sinodais de educação cristã –, as equipes dos Departamentos da IECLB, representantes dos centros de formação teológica, assessores, assessoras, além de uma equipe de educação cristã da IERP – Igreja Evangélica do Rio da Prata.
Nesse evento, foi possível partilhar o que já temos em termos de educação cristã na IECLB: como ela acontece, os materiais que existem e são utilizados, a quantidade expressiva de pessoas que se doam para atuar nessa causa. Também ficou visível o que não temos nessa área, o que precisa ser mudado e fortalecido. Tudo isso veio à tona através da exposição de recursos, dos diálogos em grupo, da ampla troca de experiências entre as pessoas que fazem a educação cristã na IECLB e que estiveram presentes nesse I Seminário Nacional.
Um dos resultados desse evento é a publicação dos três textos a seguir. O Texto introdutório, levado como esboço ao seminário, foi analisado e complementado pelas pessoas que lá participaram. Acabou sendo fruto do seminário. É o texto assumido pelo grupo todo.
O segundo texto é a palestra do Dr. Pedro Kalmbach, pastor da IERP. Ele trouxe aspectos da educação cristã nas comunidades cristãs dos primeiros quatro sé culos. Sua reflexão procurou mostrar a relação íntima que houve – nos primórdios do cristianismo – entre Batismo e educação.
O terceiro texto apresenta a exposição feita e o diálogo estimulado pela Dra. Edla Eggert, docente da UNISINOS. Ela insistiu na necessidade de que a educação cristã dê um passo qualitativo, passando de uma visão pedagógica que enfatiza a transmissão de conhecimentos para outra, que promova a construção coletiva através do diálogo, da convivência, da participação de todas as pessoas.
A publicação deste caderno visa a subsidiar a implementação do projeto de educação cristã na IECLB. Quer servir de nutriente para dar vigor ao broto que irrompeu de novo. Confiamos que o próprio Deus continuará abençoando a edificação desse projeto. Temos consciência dos passos bem pensados e bem planejados que precisamos dar para que a IECLB chegue a ter esse projeto. Daí a importância de outros seminários nacionais; a urgência do fortalecimento das equipes sinodais de educação cristã; o planejamento conjunto e minucioso; a participação e o apoio dos Conselhos Sinodais e do Conselho da Igreja nessa caminhada.
Participantes do I Seminário Nacional de Educação Cristã Contínua partiram com o firme propósito de promover a reflexão acerca da educação cristã à luz do Batismo nos sínodos e a constituir e fortalecer as equipes sinodais responsáveis por essa área tão importante para a Igreja. Ao mesmo tempo, sabiam que esse seminário fora o primeiro de uma série de três. Ou seja, a retomada da reflexão sobre educação cristã na IECLB – a irrupção desse broto – ocorre na perspectiva da definição de um projeto de educação cristã para a IECLB. E esse projeto é para ser fruto da participação plena dos sínodos, bem como de todos os setores da Igreja que atuam nessa área, sendo a coordenação geral uma tarefa da Secretaria de Formação. A imagem da capa deste caderno, produzida num momento de celebração de uma confirmação, procura traduzir a intenção de um mutirão. O círculo de pessoas em volta do globo terrestre expressa o compromisso da comunidade com todo o ensino da Igreja. A educação cristã não se reduz a uma atividade, momento ou área de atuação, mas é um compromisso permanente com a vivência cristã ao longo da vida.
Os seminários nacionais, as reuniões do grupo coordenador de educação cristã e a presente publicação contam com o apoio da Igreja Evangélica da Baviera, a quem externamos a gratidão em nome da IECLB. O custo parcial desta publicação também conta com recursos da Federação Luterana Mundial, a quem igualmente agradecemos em nome da IECLB.
Na expectativa de que este caderno aprofunde e estimule a reflexão sobre educação cristã, confiamos que o Espírito Santo orientará e fortalecerá os passos que queremos dar em conjunto nesse caminho. Somos muitos nesta Igreja. Também somos diferentes. E caminhamos na companhia de irmãs e irmãos da ecumene. Mas, em Cristo, somos um. Essa unidade o projeto de educação cristã quer fortalecer.
P. Dr. Romeu Ruben Martini
Secretário de Formação