Não sou luterano e lamento que igrejas evangélicas estão se aproxi mando da Igreja de Roma.Eu tomei conhecimento de que a Igreja de Confissão Luterana está envolvida com o ecumenismo que é um movimento diabólico cujo fundador é Satanás! De que valeu o sacrifício de Martin Lutero?
Estimado D.!
Percebo que você já tem uma opinião ou mais do que isso: uma posição formada sobre ecumenismo. É claro que nestas condições fica difícil dizer alguma coisa diferente.
Aproveito apenas para dizer que, muitas vezes, existe uma visão equivocada sobre o ecumenismo. O ponto de partida do equívoco está no fato de que não se trata de um movimento que teve a iniciativa da Igreja Católica Romana. O ecumenismo contemporâneo foi uma iniciativa das igrejas evangélicas/protestantes. Começou por ocasião da Conferência de Edimburgo em 1910.( Nesta época a Igreja Católica estava fechada para o assunto. Ela começou a se abrir somente na década de sessenta do século passado.)
Os protestantes se reuniram nesta conferência porque perceberam a partir da sua experiência evangelizadora e missionária na África e na Ásia que estavam dando um contra-testemunho da mensagem de Jesus Cristo. As diversas denominaçãões cristãs se dirigiam aos países desses continentes com as suas sociedades missionárias e cada uma se dizia representante da fé cristã. Que Cristo pregavam? Um Cristo dividido? Era necessário acabar com esta prática e encontrar caminhos de cooperação nesta e em outras áreas do testemunho cristão no mundo.
Outro desafio foi a II Guerra Mundial em que cristãos de diferentes países se confrontaram e precisaram re-olhar as bases de sua fé de forma conjunta. Onde pecaram? Onde se desviaram ao ponto de permitir essa crueldade?
Bem, D., eu não quero demovê-lo de sua opinião. Apenas mostro que existem outras informações sobre o assunto. Diferentes das que você teve acesso.
Quanto à Lutero, ele quis uma reforma dentro do corpo cristão de seu tempo. Foi incompreendido e mal-sucedido no seu intento.
O importante é estarmos conscientes de que como cristãos carecemos todos igualmente da graça de Deus. Diariamente somos chamados a renovar nossa fé e nossa relação com Jesus Cristo. Isso vale também para as instituições eclesiásticas, pois são formadas e conduzidas por pessoas simultaneamente justas e pecadoras.