Em conversa com pessoas da Igreja Católica fui informado que a Igreja Luterana aceita Maria como a Igreja Católica. Disseram que eu deveria procurar na internet pelo Manifesto de Dresden. Procurei e achei inúmeros sites católicos dando relevância a um artigo de teólogos luteranos de 1982. Gostaria de mais informações, se há alguma posição da Igreja Luterana sobre o Manifesto de Dresden?
Você aborda um assunto que tem sido trazido ao portal de forma reiterada por parte de internautas.
A revista Spiritus Domini sempre é mencionada por sites e por blogs. Trechos do suposto manifesto são reproduzidos milhares de vezes. Em vários sites na internet a tal revista é citada, mas ninguém até o presente momento apresentou a revista.
Diversas consultas foram feitas às Igrejas Evangélicas em Dresden e elas desconhecem totalmente este documento. Ninguém leu o manifesto ou teve conhecimento do mesmo. Há quem diga que se trata de um texto apócrifo, ou seja, um texto forjado e lançado na internet por alguém com algum interesse na questão.
A Igreja Luterana no Brasil agradeceria se alguém encaminhasse um exemplar da referida revista. Se isso acontecer, ela terá condições de se posicionar e esclarecer definitivamente este assunto. A essa altura até parece uma grande fofoca eclesiástica e os luteranos tem o maior interesse em quebrar esta onda de diz-que-disse na internet.
Em suma, não há evidências e provas da existência deste manifesto.
Veja também Maria e os santos.