O que pensa a Igreja sobre a maçonaria? Por acaso não há incompatibilidade entre a doutrina cristã e a maçonaria?
B., agradecemos sua manifestação quanto à maçonaria. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB emitiu um documento em relação à maçonaria. Veja: A IECLB e a Maçonaria - Uma Palavra de Orientação .
Este posicionamento da IECLB em relação à maçonaria, datado de 1991, deixa claro que há, de fato, divergências doutrinárias. Contudo, ele não tira a conclusão de que as pessoas maçons devam ser excluídas da comunidade eclesial. A nossa compreensão de igreja é precisamente não de pessoas perfeitas, nem no sentido moral, nem no sentido doutrinário. Portanto, não as excluímos, mas com elas dialogamos. Temos uma postura pastoral, não disciplinadora. É uma convicção da igreja evangélica de confissão luterana que as pessoas não devam ser tuteladas em sua fé, mas levadas ao amadurecimento de sua fé, e que sempre sejam elas próprias, diante de Deus, as que decidem quanto a seu caminho de fé.
Proclamamos o evangelho, cremos que Deus suscita a fé, pelo Espírito Santo. E as pessoas são responsáveis pelo caminhar no discipulado.