Conselho Sinodal do Vale do Itajaí teve última reunião do ano em Blumenau

23/11/2019

DSC_0004
DSC_0007
DSC_0011
1 | 1
Ampliar

O Conselho Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí se reuniu no sábado, 23 de novembro, na Paróquia da Vila Itoupava, em Blumenau/SC, para seu último encontro em 2019. A pastora local, Dra Taís Doriléa Kind Strelow, acolheu as pessoas presentes e desafiou a olhar para frente, a ter gratidão pelas coisas boas que acontecem no dia a dia das comunidades. Dentre os assuntos foi aprovado o orçamento sinodal estimado em R$ 999.813,00 para o próximo ano. Também foi informado o resultado de R$ 101.756,96, repassado à IECLB referente à Campanha Vai e Vem.

O pastor sinodal Guilherme Lieven falou sobre as renovações dos termos de atividade ministerial. Ele também está acompanhando lideranças e ministros e ministras em situação de luto. Visitou ainda grupos que estão comemorando aniversário. Ele enfatizou a beleza e a acolhida que os diversos grupos realizam. Divulgou a participação na 3ª Convenção de Ministros e Ministras da IECLB. Valorizou também a realização e participação nas Conferências de Ministros e Ministras.

O presidente Adelino Sasse coordenou uma dinâmica na reunião anterior em que, a partir da discussão em grupos, foi possível elencar ações que acontecem nas comunidades e refletem no trabalho da Igreja. O resgate e a busca de famílias afastadas; a música que a ajuda a levar pessoas não membros para a Igreja; a parceria com o poder público; o Jornal O Caminho como ferramenta de divulgação e missão; a parceria com a Escola Barão; o envolvimento com o Poder Público; a transparência financeira e gestão das crises com mais responsabilidade; o planejamento estratégico missionário; a identidade luterana e o engajamento dos membros; o curso de pós-graduação em Revitalização de Comunidades; o acolhimento às pessoas em diversos grupos e a receptividade aos imigrantes são alguns dos exemplos de muitas questões levantadas.

Para o próximo ano, Sasse informou que o Sínodo irá confeccionar um aplicativo para smartphones para colocar a agenda sinodal e outras informações necessárias para as lideranças. O pastor sinodal informou que no próximo ano estão previstas duas oficinas de formação para pastorais e setores de trabalho. O tema do ano será o fio condutor deste programa. A ideia é também realizar seminários de formação para presbíteros e presbíteras. “O propósito no próximo ano é capacitar multiplicadores”, disse Sasse.

O Conselho criou ainda a Comissão de Revisão do Estatuto e Regimento do Sínodo e homologou a reestruturação da Paróquia de Timbó e desmembramento da Comunidade de Trindade, que passará a ser uma comunidade com funções paroquiais.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 54444
COMUNICAÇÃO
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br