Conselho de Educação Cristã Contínua - Sínodo Norte Catarinense

23/09/2013

Conselho de Educação Cristã Contínua - Sínodo Norte Catarinense 

Catequista Mariane Noely Bail da Cruz, Rio Negrinho/SC, setembro de 2013.


Desde que o Sínodo Norte Catarinense foi criado, em 1998, com a reestruturação da IECLB em Sínodos, houve preocupação de se manter os esforços em relação à formação que já ocorria na antiga Região II.

Houve diversas propostas para o fortalecimento da educação cristã em todos os setores do Sínodo. A formação é uma das prioridades do Sínodo e esta proposta foi aprovada em Assembleia Sinodal para que todos os valores destinados para formação sejam considerados como investimento em educação cristã e não como gasto.

Para melhor concretizar a tarefa da educação cristã, foi criado o Departamento de Formação e havia um conselho para planejar e realizar seminários e cursos destinados a todos os membros das comunidades.

Nos Seminários Nacionais de Educação Cristã Contínua – 2005, 2006 e 2007 –, representantes do Sínodo estiveram envolvidos no repensar e revalorizar ações de educação cristã para todas as fases da vida e na construção do Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC).

No início de 2012, foi realizada a 1ª reunião do Conselho de Educação Cristã Contínua do Sínodo Norte Catarinense. Fazem parte do Conselho o P. Sinodal, o P. Vice-Sinodal, o assessor do Departamento de Comunicação, a assessora do Departamento de Diaconia, a assessora do Departamento de Educação Cristã, a coordenadora da OASE, a representante do Departamento de Música, o representante da LELUT, o representante da JE Sinodal, o representante dos Ministros/as do Núcleo Jaraguá do Sul, a representante de Ministros/as do Núcleo Contestado, o representante de Ministros/as do Núcleo Joinville, a representante das orientadoras/es de Educação Cristã, a representante do Departamento da Pessoa com Deficiência, a representante das orientadoras de Ensino Confirmatório, a representante da Pastoral do Idoso e o representante da Pastoral do Batismo do Núcleo Jaraguá do Sul.

O Conselho iniciou as suas atividades estudando o PECC, buscando compreender a sua missão ante a nova proposta de ação da Igreja. Verificou-se que muitas coisas já eram oferecidas através dos Departamentos e setores de trabalho, mas que estavam desconectadas umas das outras. Não havia um planejamento que propiciasse continuidade, suprindo somente as necessidades do momento do respectivo setor. Com isso, também não se percebia se todas as áreas temáticas previstas no PECC estavam sendo contempladas nas propostas de formação. E isto foi observado também em nível de Paróquias, Comunidades e seus grupos de trabalho, pois não havia um planejamento visando a Educação Cristã Contínua de seus membros.

Nesse sentido, o Conselho resolveu que não faria mudanças nos planejamentos dos departamentos e setores de trabalho, mas proporia uma área temática comum para ser trabalhada durante o ano de 2013. A área temática escolhida foi a Confessionalidade. Percebeu-se que muitos membros não conheciam a história da Reforma, a doutrina, e, com isso, não distinguiam como é a vivência cristã baseada na Confessionalidade Luterana. Assim, para 2013, em parceria com a Secretaria Geral e a Escola Superior de Teologia (EST), o Sínodo Norte Catarinense ofereceu o Seminário Confessionalidade Luterana. Por meio desse curso, todas as lideranças e membros das comunidades foram convidados para conhecer melhor a sua Confessionalidade.

Criou-se ainda a logomarca do Conselho de ECC do Sínodo para identificar toda a formação oferecida. E, para valorizar a formação, criou-se cartazes e flyers de divulgação, convidando e motivando para a participação. Esses materiais informavam setor, data, local e temas abordados por todos os departamentos, seus cursos e seminários. Nos flyers divulgou-se também materiais como a Revista NOVOLHAR, a revista “O Amigo das crianças”, a série “Educação Cristã Contínua”, a série “Encontros Bíblicos com crianças”, “Nossa Fé Nossa Vida”, Jornal “O Caminho”, JOREV e Jornal “Joinville Luterano”.

Verificou-se que já existia muito material elaborado e disponibilizado em toda a IECLB. Era necessário divulgá-lo para que todos os membros das comunidades conhecessem essa riqueza teológica e confessional. Por isso, pensou-se em não criar novos materiais, mas aproveitar melhor o que já existia na Igreja.

Em 2014, o Conselho continuará com a proposta de estudo da área temática Confessionalidade. Dessa forma, os departamentos e setores já estão planejando ações, cursos e seminários para abordar esse tema. O Conselho quer auxiliar Paróquias e Comunidades no planejamento das ações de Educação Cristã e, para isso, se coloca a disposição de todos.

COMUNICAÇÃO
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br