Olá pessoal. Me chamo Gilson Ricardo Hoepfner. Sou catarinense de Joinville, onde nasci há 45 anos. Sou casado com Sonia Clarice Dietrich Hoepfner. Sonia é nascida em Cunha Porã, tem formação em Administração pela Unisinos e MBA na área financeira pela Sociesc. Somos pais da pequena Liz, que hoje está com 2 anos e 10 meses.
Foi na Paróquia Cristo Bom Pastor, em Joinville, que tive toda a minha vivência de fé, através do Culto Infantil, do Grupo de Música Instrumental, Ensino Confirmatório e JE. Meus pais foram sempre muito presentes na vida da comunidade. Minha mãe foi secretária Paroquial por quase 30 anos, e também professora do Ensino Confirmatório do 1º ano. Meu pai foi presbítero, coralista, assador de carne e eletricista, e também responsável em arrumar o relógio da torre quando necessário.
Tudo isso fez com que eu me apaixonasse pela vida em comunidade. Iniciei meus estudos na EST em 1998. Realizei meu estágio na Comunidade da Ascensão, em Novo Hamburgo. No semestre de conclusão, assumi as funções pastorais na Paróquia de Nova Hartz (RS). No ano de 2003, realizei meu PPHM na Paróquia de Igrejinha (RS), onde também Sonia e eu casamos. No ano seguinte, fui enviado pela Igreja para a Paróquia de Trino Deus, em Sertão Santana (RS) e sete meses após, encaminhado para um segundo envio, na Paróquia Bom Pastor, em Brusque (SC), onde fiquei até janeiro de 2011. Assumi então um dos pastorados na Paróquia Blumenau Centro até final de 2015, sendo em seguida convidado a assumir o pastorado escolar na Escola Barão do Rio Branco, vinculado à Paróquia Centro, onde estive até final de 2020.
Junto à formação Teológica, tive a oportunidade de realizar duas pós-graduações: a primeira em Ensino Religioso (PUC/PR), tendo como tema de monografia: “Os ritos como facilitadores no processo de conversação entre o educador da pastoral escolar e os alunos”, e a segunda Gestão Escolar, pela Uniasselvi, com o tema: A natureza Ecumênica da Gestão Escolar em uma escola confessional luterana. Atualmente, curso graduação em Pedagogia pela UCS (Caxias do Sul).
Após 15 anos em SC, voltei ao RS com muita alegria, rogando a Deus bênçãos em nossa Paróquia e na convivência com todos e todas no Sínodo Nordeste Gaúcho.