Conheça um pouco sobre como começou o trabalho do Grupo Retalhos e como surgiu o nome do grupo.
Em 2017, quando aconteceu a enchente que destruiu uma boa parte do município de Rolante, é que esta história começa. Com os habitantes da cidade em situação de calamidade, o Grupo da “Diaconia Fé e Ação” da Paróquia Evangélica de Rolante (IECLB) recebeu muitas doações de roupas – tanto de roupas em bom estado, quanto de peças sem condições de uso.
Um Grupo de Voluntários em Alto Rolante, coordenado por Carla Dias do Amaral se reuniu e começou a recortar os tecidos que não poderiam ser pra aproveitados para doações e juntou os retalhos para fazer acolchoados, foi como surgiu o nome do grupo,” GRUPO DO RETALHO”.
Hoje a demanda aumentou muito: apenas no ano de 2019, foram doadas em torno de 180 cobertas. Agora, além do município de Rolante, outras cidades da região são beneficiadas com estas doações.
Com a chegada da pandemia, houve muita falta de matéria prima (retalhos), que são usados para confecção dos acolchoados. Por essa razão, passou-se a realizar um Brechó na localidade de Alto Rolante, a fim de serem arrecadados fundos para que se possa continuar com o trabalho. Junto a isso, o grupo foi convidado pela secretaria da assistência social do Município de Riozinho para orientar um grupo de voluntários, com intuito de dar início a mais um trabalho comunitário. E assim, é plantada mais uma semente, fruto do trabalho diaconal.