Aconteceu nos dias 20 a 22 de março, a Conferência Ministerial do Setor Centro Sul do Sínodo Mato Grosso. O evento foi realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Tangará da Serra, estado do Mato Grosso.
O evento contou com a participação dos ministros(as) das Paróquias, do Araguaia (Jataí – GO), Chapadão do Céu (GO), Chapadões (Chapadão do Sul – MS), Rondonópolis (MT), Cuiabá (MT), Leste Matogrossense (Primavera do Leste – MT), Parecis (Campo Novo do Parecis – MT), Tangará da Serra (MT), assim como da Capelania Hospitalar (Hospital do Câncer em Cuiabá e outros).
O encontro foi marcado pela convivência, comunhão, partilha, descontração, lazer e confraternizações.
Além de assuntos da agenda setorial e sinodal, foi abordado o tema: “Dor e esperança no acompanhamento a pacientes paliativos” com a assessoria do Capelão Hospitalar P. Deolindo Feltz.
O tema levou os ministros(as) debaterem sobre a importância do acompanhamento pastoral e poimênico durante todo o processo em que o paciente está envolvido pela enfermidade, assim como o acompanhamento aos familiares que estão diretamente envolvidos.
A reflexão teve como ponto de partida um texto de leitura prévia indicada pelo assessor, de autoria do teólogo Lothar Carlos Hoch - Acompanhamento Pastoral a Moribundos e Enlutados - assim como o material organizado pelo teólogo Paulo Afonso Butzke “Não me Desampares – Acompanhamento a Pacientes Terminais”, onde a reflexão se fundamentou sobre o exemplo de Jesus encontrado no Evangelho de Lucas 24.13-35 (Os discípulos no caminho de Emaús).
Em meio ao tempo dedicado ao labor, houve espaço para conhecer o espaço turístico “Cachoeira Salto das Nuvens”, finalizando o encontro na noite de 22 com uma confraternização com as lideranças locais.
Mesmo em meio às grandes distâncias que separam os Campos de Atividades Ministeriais, este e outros encontros setoriais e sinodais tem sido “oásis” para Ministros(as).
Somos gratos a Deus por nos proporcionar estas oportunidades de convivência, comunhão e aprendizado.