Ministros e Ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho reuniram-se dia 13 de abril para a Conferência Sinodal. A CM estava agendada para ser realizada presencialmente em Várzea Grande, Paróquia de Gramado. No entanto, ela ainda não ocorreu de forma presencial, mas de forma virtual para que ministros e ministras pudessem manter o distanciamento social que ainda é de suma importância para evitar o contágio com o Coronavírus.
Na parte da manhã o grupo realizou um estudo sob o tema Olhares sobre Efésios, tendo como assessoria o P. Me. Marcelo Jung da FLT (Faculdade Luterana de Teologia) com sede em São Bento do Sul, SC e do professor Sandro Gallazzi que integra a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), residente em Bento Gonçalves. O tema foi sugerido a partir do diálogo em torno da Campanha da Fraternidade Ecumênica e organizado pela Coordenação sinodal da campanha. A abordagem do P. Marcelo teve enfoque histórico sobre o livro de Efésios, compartilhando sobre a estrutura do livro que no capitulo 4 destaca a unidade da Igreja. Já o Professor Sandro abordou a visão histórica enfocando o contexto do livro e o contexto atual da Igreja, destacando a unidade em meio aos conflitos.
Na continuidade da CM, que se estendeu na parte da tarde, foram abordados assuntos gerais tais como: próximos eventos do sínodo, atividades presenciais, celebração da SC e o trabalho previsto das Coordenações Sinodais.
Ainda não se planeja nenhuma atividade presencial no sínodo nos próximos meses.