Conferência Ministerial Sínodo Sul-Rio-Grandense

14/07/2015

Foto cedida pelo P. Reneu 1
Foto cedida pelo P. Reneu 2
Foto cedida pelo P. Reneu 3
Foto cedida pelo P. Reneu 4
Foto cedida pelo P. Reneu 5
Foto cedida pelo P. Reneu
1 | 1
Ampliar

Aconteceu no dia 14/07/15 mais uma Conferência de Ministr@s do Sínodo Sul-Rio-Grandense na Comunidade São João de Pelotas. Após a meditação inicial os participantes foram acolhidos pelo presidente da Comunidade São João que fez uso da palavra bíblica de Fp 2.13.

Assessorado pelo P. Claudio Kupka, no encontro foi abordado o tema: “Música e culto na tradição luterana e o novo hinário da IECLB”. O assessor enfatizou que Martim Lutero teve a visão de conjugar a música com a Reforma da Igreja. Foi a partir de Lutero que teve início o canto comunitário. Antes, na Idade Média, a comunidade não cantava. Apenas o celebrante é que tinha participação ativa no culto. Com a Reforma, Lutero colocou a Comunidade como protagonista do culto. Ele fez da música uma situação privilegiada do Evangelho. A maneira como se canta precisa estar veiculada ao conteúdo que é entoado nas canções.

Na parte da tarde foi o momento de apresentar e discutir assuntos do Sínodo e de setores de trabalho que envolvem a participação de ministros/as e as lideranças.
 

COMUNICAÇÃO
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br