As comemorações pelos 500 anos da Reforma também passam em grande parte pela música, um dos grandes legados do reformador Martin Luther. Pensando nisto, na noite de 29 de agosto, a organista e cravista Elisa Freixo se apresentou na Igreja do Espírito, Paróquia Blumenau Centro, a partir da iniciativa da Comunidade Evangélica de Blumenau – União Paroquial Luterana. A convidada interpretou músicas sacras de grandes compositores, como Bach, Beethoven e Mendelsohn.
“A Reforma se deu através da música. É muito fácil tocar um repertório reformado. É uma música de muita estrutura e organizada, criando um equilíbrio muito bom e por isso sobrevive com muita força”, descreveu Freixo.
O pastor Milton Jandrey ressaltou o papel importante que a música tem em todo o processo da Reforma, como parte da cultura das pessoas, como ferramenta de louvor e testemunho do Evangelho de Cristo.
“Há pelo menos 10 séculos a Igreja Cristão tem no órgão como o principal instrumento de culto. É um instrumento que ao mesmo tempo pode ser muito delicado e suave para situações introspectivas, também pode ser muito robusto e imponente em momentos em que o culto pede exaltação”, completou o musicista Geandro Zimmermann, coordenador dos Concertos Luteranos.
Parafraseando Martin Luther: “A música é uma esplendida dádiva de Deus e eu gostaria de exaltá-la com todo meu coração e recomendá-la a todos.
Elisa, além de uma grande intérprete da música sacra barroca, é uma das mais conceituadas musicistas brasileiras em todo o mundo. Ela ainda se apresentou na igreja da Paróquia Bom Pastor, em Brusque/SC, no dia 27/08; e na igreja da Paz, em Joinville/SC, no dia 30/08. Além disso, ela ofereceu curso de órgão para organistas das paroquias e das cidades por onde ela passou.