As comunidades evangélicas luteranas ao longo de sua história brasileira encontram no período de Advento e de Natal a oportunidade de celebrar a sua fé, reavivando práticas culturais que reforçam a comunhão e a solidariedade.
Os espaços e os ambientes celebrativos recebem uma decoração especial ou iluminação especial. As coroas de Advento com suas quatro velas, acesas gradativamente ao longo de quatro semanas que antecedem o Natal, marcam presença quase que obrigatória. Em muitos locais o ambiente recebe árvores de Natal muito embora a consciência ecológica tenha reduzido essa presença.
As atividades comunitárias são incrementadas com ensaios de coros, grupos e conjuntos musicais de crianças, jovens e adultos. Os setores de trabalho realizam confraternizações. Crianças e jovens preparam encenações, jograis e cantatas. O período serve para fazer visitas às famílias e pessoas solitárias, a hospitais e ancionatos. Campanhas de alimentos expressam solidariedade a pessoas empobrecidas e fragilizadas da sociedade.
Enfim, empreende-se um esforço imenso para conseguir manter um foco no centro das datas litúrgicas do ciclo natalino, qual seja, o de celebrar a vinda e a presença de Deus entre nós por meio do nascimento de Jesus Cristo.