O anúncio da boa nova de Jesus Cristo alcança as pessoas e as desperta para uma vida em comunhão com Deus e com os seus filhos e suas filhas. Esta comunhão é vivenciada na comunidade cristã.
As pessoas cristãs se encontram para celebrar, para estudar a Palavra de Deus, para orar, para confraternizar. Todos estes encontros são marcados de uma ou de outra forma pela música. O canto comunitário ou o acompanhamento musical estão presentes em todas as atividades.
Nas comunidades pessoas descobrem seus dons musicais. Nas comunidades inúmeros musicistas dão os seus primeiros passos na área musical. Nas comunidades pessoas se encontram para cantar em coros e tomar parte de grupos musicais de diferentes gêneros. Nas comunidades pessoas são animadas para o estudo e formação musical.
Enfim, a comunidade é o princípio e também o fim da música. As atividades supracomunitárias (seminários, cursos, encontros, etc.) são fruto da vida comunitária e, por sua vez, se voltam para ela na medida em que qualificam e animam ainda mais a vida comunitária.