Comunidade Martim Lutero de Olarias celebra 50 anos de seu templo

Comunidade do Vale do Taquari festejou seu jubileu

20/10/2013

Olarias 1 Eliseu Sonntag e P. Milton Schmidt
Olarias 2 Presidente da Comunidade, Pastor e Presidente da Paróquia
Olarias 3 - 50 anos do templo
Olarias 4 - 50 anos do templo
Olarias 5 - 50 anos do templo
Olarias 6 P. Manfred Hasenack e P. Milton Schmidt
Olarias 7 - 50 anos do templo
Olarias 3 - P. local Milton Schmidt e P. Sinodal Marcos Bechert dirigiram o culto
Olarias 4 Presidente Eliseu sauda a Comunidade
Olarias 8 - Pregação P. Sin. Marcos Bechert
Olarias 9 - P. Manfred Hasenack saudando a Comunidade
Olarias 10 Comunidade celebra os 50 anos templo
Olarias 11 - Banda puxou o parabéns
Olarias 7 - 50 anos do templo (1)
Olarias 7 - 50 anos do templo (2)
Olarias 7 - 50 anos do templo (3)
1 | 15
Ampliar

No domingo, dia 20 de outubro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero do Bairro Olarias de Lajeado, vinculada à Paróquia Martin Luther de Cruzeiro do Sul, celebrou os 50 anos da construção do seu templo. Para isto celebrou culto de Ação de Graças, confraternizou com almoço e seguiu com festejos pela tarde. A pregação foi dirigida pelo Pastor Sinodal Marcos Bechert e como convidado a Comunidade recebeu o P. Manfred Hasenack, pastor local à época da construção.

O Presidente Eliseu Sontag saudou a comunidade e visitantes com um pequeno histórico preparado em conjunto com o pastor local Milton Schmidt, que encontramos transcrito abaixo.

Conforme registros, no dia 27 de outubro de 1961 em Assembléia Geral da Comunidade Evangélica de Lajeado, foi aprovado a construção do Templo em Olarias em um terreno de 50 x 50 m2 doado pelo sr. Albino Korndörfer. Em 03 de dezembro de 1961 foi lançada a Pedra Fundamental. Após muito trabalho, doação de mão-de-obra e de materiais, o Templo foi inaugurado no dia 20 de outubro de 1963 com a presença de muitas pessoas, e do P. Manfred Wilhem Hasenack, pastor local, e do P. Georg Lecke, que fez a pregação.

Logo após a inauguração do Templo, no dia 09 de novembro de 1963, foi eleita a primeira diretoria do Ponto de Pregação de Olarias, sendo eleito como presidente: Walter Korndörfer, Vice Presidente: Hugo Purper, Secretário: Hélio Korndörfer, Vice Secretário: Ivo Scherer, Tesoureiro: Adolfo Purper, Vice Tesoureiro: Ewaldo Auler.

O primeiro espaço de festas foi um pavilhão construído ao lado do Templo que após foi substituído pelo atual salão de festas com mão-de-obra e materiais doados pelas famílias membros e de pessoas amigas.

No dia 25 de abril de 1992 foi aprovada a formação da Comunidade Evangélica de Olarias durante o 2º Concílio Distrital de Lajeado. O desmembramento aconteceu no dia 15 de outubro de 1992 durante a Assembléia Geral da Comunidade de Lajeado. Apesar de se tornar comunidade própria, fazia parte da Paróquia de Lajeado. A primeira diretoria eleita da comunidade ficou composta pelo presidente Oterno Eckardt, 1º Vice Presidente Balduino Schwingel, 2º Vice Preidente Adalberto Weissheimer, Tesoureira Liselote Seib, Vice Tesoureira Marisa Maracine, Secretária Benícia Zwirtes, Vice Secretária Marlene Presser.

A comunidade fez parte da Paróquia de Lajeado até o ano de 2000. A partir daí a comunidade passou a integrar a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther de Cruzeiro do Sul, juntamente com as comunidades de Boa Esperança e Cruzeiro do Sul, também desmembradas de Lajeado.

Os pastores que atuaram na vida comunitária durante estes 50 anos do Templo foram:
P. Manfred Wilhem Hasenack entre os anos de 1963 até o ano de 1978;
P. Alberto Adolfo Becker entre os anos de 1979 até o ano de 1987;
P. Marcos Eberhard entre os anos de 1987 até o ano de 1991;
P. Leomar Pydd entre os anos de 1991 até o ano de 2000;
Pa. Maria Helena Ost entre os anos de 2001 até o ano de 2005,
A partir de 2006 está conosco o P. Milton Schmidt.

Primeiros ofícios realizados no Templo:
1º Batizado realizado no dia 20 de outubro de 1963 (inauguração): Jorge Auler;
1º Casamento realizado no dia 21 de fevereiro de 1968: Margarida Elicker Schäfer e Anselmo Schneider;
1ª Boda de Ouro realizada no dia 27 de setembro de 1966: Olinda Scherer Weissheimer e Christian Júlio Weissheimer;
1ª Confirmação realizada no dia 29 de novembro de 1970: Daisi Wiebbelling, Glaci Eckhardt, Leo Lindolfo Weissheimer, Nelsi Dauernheimer, Noêmia Scherer, Traudi Hoppen, Waldemir Appelt.

A comunidade sempre buscou integrar todas as pessoas membros e demais setores da IECLB, com isto destacamos que a comunidade sediou o 5º Concílio Distrital de Lajeado. A comunidade, através de suas lideranças, apoiou e continua apoiando as atividades da Paróquia Martin Luther de Cruzeiro do Sul e do Sínodo Vale do Taquari, sediando atividades paroquiais e sinodais.

A atual diretoria da comunidade é composta pelo Presidente Eliseu Sontag, 1º Vice Presidente Neldo Valdir Datsch, 2º Vice Presidente Milton Prass, Tesoureira Marise Deves, Vice Tesoureira Marlene Presser, Secretária Liselote Seib, Vice Secretária Celanir Becker.

Durante estes 50 anos de existência, os membros da Comunidade passaram por grandes dificuldades para construir e manter a Comunidade até os dias de hoje. Mas a fé em Deus os motivou e continua motivando para que sejam Igreja de Jesus Cristo aqui neste bairro e bairros vizinhos, bem como no âmbito paroquial e sinodal.
 

COMUNICAÇÃO
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br