A Comunidade de Francisco Beltrão surge a partir de 1972 com a iniciativa de algumas famílias que se reuniam nas casas para realizar os cultos. Inicialmente os encontros eram realizados na residência da família Heller. No ano de 1973, a pequena comunidade foi reforçada com a participação da família Stalbaum, que vieram de Pato Branco para Francisco Beltrão. Tempo depois, as celebrações passaram acontecer na casa da família Stalbaum. Com a saída desta família, providenciou-se um local, com uma sala maior, dando mais conforto aos participantes.
Entre os anos 1980-1982, a Comunidade recebeu da Prefeitura Municipal um terreno onde foi construída a igreja (templo), com a participação e auxílio de materiais e recursos financeiro de algumas famílias. A Comunidade recebeu também um pequeno auxílio da Obra Gustavo Adolfo que viabilizou verba para a edificação.
A Comunidade desde o início teve suas dificuldades, existe uma grande rotatividade de membros. A estrutura básica do templo continua sendo o mesmo, recebeu algumas melhorias, como piso, pintura, bancos, acesso ao pátio, entre outros. Atualmente a Comunidade congrega 18 famílias, somando um total de 61 membros batizados.