Comunidade Evangélica Luterana encerra catalogação de registros históricos

19/03/2010


Resgatar e manter viva a memória dos grupos luteranos do Vale do Itajaí. Este é o objetivo do projeto “Raízes da Nossa História”, desenvolvido pela Igreja Luterana, em parceria com o Governo do Estado, e que, até o final do mês de março, deve ser concluída a primeira etapa.

A expectativa é que 100 mil registros sejam catalogados até o dia 31. “Para a Igreja Luterana é muito importante fazer este trabalho. Por manter viva a memória, os acontecimentos e também pelo pioneirismo do projeto”, diz Vera Lúcia Luchtenberg, que coordena as pesquisas.

Os trabalhos, importantes para não deixarem se perder parte da história da comunidade que iniciou a colonização do Vale do Itajaí, contam com a participação efetiva do Governo do Estado. Ao todo, foram investidos, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, R$ 200 mil nesta primeira etapa do projeto.

“Não se constrói o futuro sem olhar para o passado. Uma grande sociedade aproxima e mantém viva a herança cultural e histórica de sua gente. Entendo desta forma e, como secretário, assim que procurado pelos líderes da igreja, busquei contribuir, articular e agilizar a liberação de recursos”, explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França.

Após o término desta etapa, que inclui todo o resgate histórico dos materiais e preservação das informações, entram outras duas fases: a tradução e indexação do conteúdo. O projeto “Raízes da Nossa História” deve ser concluído em 2013. Mas, antes disso, no início do próximo mês, um DVD com parte do levantamento deve ser entregue às diversas comunidades.

“Um projeto como este é importante para que possamos contar a história, não só de uma Igreja, mas de um desenvolvimento de toda uma região. Como IECLB, temos a responsabilidade de manter viva esta história”, comemora a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.


Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 3462
COMUNICAÇÃO
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br