No dia 31 de maio 1983, chegam à pequena vila de Chapadão do Céu-GO, os caminhões de mudança com oito famílias vindas de Panambi – RS, quatro delas luteranas vindas da comunidade da Linha Maraney, que chegaram para abrir o cerrado em terras arrendadas e já no dia 12 de setembro do mesmo ano, celebravam o primeiro culto. Desde então, a pequena comunidade se engajou e com muita dedicação, conseguiu em 1992 inaugurar seu primeiro templo. A partir de então, aconteceram muitos retiros de casais, evangelizações, Escola Bíblica de Férias para as crianças e participação em encontros em diversas cidades. Já nos primeiros retiros de crianças e de jovens, a comunidade abriu a participação para pessoas que não eram luteranas e com isso muitas famílias foram integradas na comunidade. Neste período, surge também o grupo de louvor, as primeiras aparelhagens são adquiridas e os cultos passam a ser semanais.
Em 1999, a comunidade decidiu pela não realização da Festa da Colheita, com fins de sustento da igreja, como vinha acontecendo há mais de dez anos. Havia chegado o momento em que a maioria dos membros entendera que o sustento da igreja deve sair das contribuições individuais, fruto do trabalho de cada um e em sinal de gratidão a Deus. Ficou decido também, a construção de um salão para o trabalho com as crianças, jovens e para a comunhão dos membros e que as festividades agora seriam sem bebidas alcoólicas e mais voltadas para as famílias.
Em 2005 a Paróquia da Chapadões aprovou o segundo pastorado, o que possibilitou à comunidade ter um pastor residindo em Chapadão do Céu. Neste período, a comunidade já refletia sobre a criação de uma nova paróquia, cujo processo se intensificou durante o ano de 2007, vindo a se concretizar em 2008, onde foram feitas alterações estatutárias e a comunidade passa a ter funções de paróquia. Neste mesmo ano, os membros foram desafiados a pensar sobre a construção de um novo templo, cujo sonho começou a tomar forma em 2009, quando foi constituída uma comissão de construção, que teve a árdua tarefa de verificar local, fazer contato com arquiteto, engenheiro e analisar projetos e a viabilidade financeira. Após um intenso período preliminar, durante o qual também foi construída a casa pastoral, a comissão chegou a um consenso e iniciou as obras em maio de 2011. Após um ano e meio de construção, em novembro de 2012, sem nenhum acabamento, o novo templo já abrigava o primeiro culto.
A comunidade estava num momento de grandes desafios e mudanças, pois se preparava para mudar para um espaço mais amplo, moderno e bonito, mas devido ao grande empenho de todos, a comunidade pode, antes mesmo do previsto, usufruir o tão sonhado espaço. Desde o dia 21 de julho de 2013, os cultos e demais atividades, já vem acontecendo neste lugar, que no dia 22 de setembro de 2013, 10 dias depois da data que marcou os 30 anos da celebração do primeiro culto, registra em ato oficial, a inauguração e dedicação desta obra ao Senhor da Igreja. Louvado seja Deus!!!
Obs. veja algumas fotos abaixo, ou copie o link a seguir para o seu navegador.
http://www.revistacidade10.com.br/index.php?site=coberturas_cobertura.php&id_cobertura=82