A Comunidade Luterana de Araucária, em 2016, passa a ter status de comunidade legalmente constituída. Durante 21 anos funcionou como um ponto de pregação ligada a, então, Comunidade do Portão. A partir de 2013 passou a fazer parte da Comunidade Bom Pastor. Está também em andamento a criação da Paróquia Bom Pastor que será composta pela comunidade do mesmo nome e a Comunidade de Araucária.
Nos arquivos de registro de cultos consta a data de 24 de julho de 1994 como o primeiro culto realizado em Araucária, na residência do Sr. Pedro e Arlene Schwingel. O culto foi presidido pelo P. Rui Bonato. No inicio eram cultos mensais. No ano de 1994 cultos também foram presididos pelo P. Jorge Schieferdecker; Sr. Paulo Sommer e o casal Nelson e Ilse de Carvalho. Cabe também mencionar que o casal João e Francisca Michel; Otto e Ingeborg Hanisch são também responsáveis pela caminhada inicial do ponto de pregação de Araucária. Mais recentemente o P. Dietmar Wiemersberg e P. Oscar Elias Jans atenderam o ponto de pregação em Araucária. A partir de 2013 a Pa. Bianca Ücker Weber exerceu atividades pastorais parcialmente em Araucária. É responsável pela elaboração do projeto missionário que viabiliza o pastorado integral em Araucária.
O município de Araucária tem 133 mil habitantes. A faixa salarial média é a mais elevada do estado do Paraná, em função das muitas empresas instaladas. Segundo dados do IBGE são 77 mil católicos; 28 mil evangélicos; 2500 evangélicos de missão, dentre estes 246 são luteranos.
No projeto missionário consta que o objetivo geral da comunidade é anunciar a Palavra de Deus a fim de manter e fortalecer a presença da IECLB em Araucária; capacitar os membros a descobrirem seus dons, colocando-os ao serviço de Deus, da comunidade e da cidade. Os objetivos específicos: Testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas; promover a vivência da fé em Jesus Cristo em comunidade; praticar a misericórdia e a justiça; celebrar o amor de Deus no mundo. Assim o projeto missionário está em conformidade com as linhas estratégicas do Plano de Ação Missionário da IECLB.
Hoje a comunidade conta com 56 membros que residem na cidade e também em área rural. 23 homens; 33 mulheres; 8 Crianças; 6 adolescentes; 11 Jovens; 21 Adultos; 10 Idosos. Total de Membros Contribuintes: 16. A frequência média nos cultos é de 15 pessoas adultas e 8 crianças.
A comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Araucária recebeu o P. Jorge Schieferdecker em celebração especial no dia 19 de março, às 19 horas no templo sito a rua Rosália Kaminski, 124.
A instalação do P. Jorge Schieferdecker aconteceu no culto presidido pelo P. Sinodal. A celebração teve início às 19 horas do dia 19 de março, sábado. O culto contou com a presença do coral da Comunidade Luterana Bom Pastor de Curitiba. O P. Sinodal, Odair Braun, após palavras de orientação impôs as mãos e proferiu benção sobre o ministro e toda a comunidade. Ministros/as assistentes foram Pa. Bianca Ücker Weber e P. Eder Weber. Estiveram presentes também o representante da Igreja Católica Romana, o Diácono Antônio Basso e o P. Elvis Girardi Nerich da Igreja Luterana do Brasil.
No dia 19 também aconteceu o Café de Ramos, evento organizado pela Comunidade de Araucária, sempre no sábado que antecede o Domingo de Ramos.
A Comunidade Evangélica de confissão Luterana de Araucária tem sede a Rua Rosália Kaminski, 124. Bairro Porto das Laranjeiras, no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba.