Comunidade de Rio do Sul: 80 pessoas foram acolhidas e a comunidade está mobilizada na arrecadação de alimentos

20/10/2023

Enchente em Rio do Sul/Divulgação
Enchente em Rio do Sul/Divulgação
Enchente em Rio do Sul/Divulgação
1 | 1
Ampliar

O município de Rio do Sul, localizado no Alto Vale de Santa Catarina, enfrentou neste ano a quarta maior enchente da sua história. Em 2023, o rio que passa pela área central, subiu 11 metros 86 centímetros, causando destruição e desabrigando 505 famílias, totalizando 1463 pessoas, conforme dados do município. O Centro Evangélico da Comunidade Luterana de Rio do Sul teve um papel importante no acolhimento de 27 famílias.

Diferente dos outros anos, em função dos alertas emitidos antecipadamente, e pelo trabalho da Defesa Civil, com a atualização periódica das cotas do nível do rio, muitas pessoas conseguiram retirar seus bens e comerciantes puderam proteger seus estabelecimentos, bem como equipamentos e materiais. Mesmo assim, os estragos foram muitos. O comércio central ficou parado por quase dez dias, e está voltando de forma bem gradual. A limpeza da cidade e das casas ainda levará um longo tempo.

Os Pastores Adelmo Struecker e Marcelo Schneider, da Comunidade de Rio do Sul, contam que o Centro Evangélico é um dos 25 locais de Abrigo na cidade. Muitos voluntários se mobilizaram no preparo de refeições e atividades para os desabrigados e membros acolheram amigos e vizinhos em suas residências. “Abrigamos em torno de 80 pessoas, cerca de 27 famílias. Além de abrigo auxiliamos na compra de mantimentos, coordenação e pastoreio do abrigo. Todas as noites fazemos um momento de oração e palavra com aqueles que quiserem participar. Um programa especial para o Dia das Crianças também foi preparado pela comunidade”, destacam os Pastores.

O Centro Evangélico (CE) também é um dos centros de arrecadação e distribuição de mantimentos. A Comunidade está mobilizada na arrecadação de doações e aquisições de alimentos para o abrigo. O Pastor conta que ao retornarem para casa, cada família abrigada no CE receberá um sacolão da Comunidade. Das 27 famílias acolhidas pela Comunidade, seis já retornaram às residências e 21 permanecem no local. Várias pessoas se envolveram com o trabalho de atendimento no abrigo e já estão se prontificando a auxiliar na limpeza das residências atingidas pelas cheias.

PIX da Comunidade para doações:
Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul
CNPJ: 82.763.798/0001-98
Ao realizar a sua doação, identifique como: Colaboração emergencial

Fotos: Divulgação


Autor(a): Assessoria de Comunicação
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Sul Catarinense
ID: 71540
COMUNICAÇÃO
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br