A Comunidade de Mafra/SC celebrou seus 60 anos de fundação no domingo, 21 de maio. A data exata de fundação é 26 de maio de 1963. Seu surgimento se dá a partir da mobilização de 68 famílias, residentes no Bairro Vila Nova, em Mafra. Anteriormente, integravam a Comunidade de Rio Negro/PR.
A data foi marcada com um culto de ação de graças, tendo o Pastor 1º Vice-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana como pregador. Também o Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann do Sínodo Norte Catarinense esteve presente, bem como o Presidente da Diretoria Sinodal Roberto Luiz Carneiro – além de outras autoridades. Na pregação, o Pastor Odair destacou a importância da Comunidade em ser sal e luz em seu contexto. Motivou para que o testemunho de Cristo continue a ser dado no dia a dia.
O Pastor Jairo Lindolfo Menezes dos Santos é o Ministro religioso local, sendo qua a Sra. Naira é a Presidente. Um dos destaques é um Coral ecumênico que engloba pessoas das comunidades luterana e católica. Atualmente, a Comunidade de Mafra congrega cerca de 170 famílias e é uma das três comunidades (Rio Negro, Itaiópolis e Mafra) da Paróquia de Rio Negro.