Um Culto Festivo no dia 12 de setembro marcou a passagem dos 127 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central, em Blumenau. Na celebração destacaram-se os diversos grupos que participam e enriquecem a vida da comunidade.
No início da celebração representantes dos grupos realizaram uma procissão de ‘moedas’. Os grupos representados foram Culto Infantil, Presbitério, OASE Elisabeth (alemão) e OASE Esperança, Equipe de Liturgia, Grupo de Metais, Canto e Artes, Terceira Idade Raio de Sol, Visitação, Casais Girassóis, Juventude Evangélica de Itoupava Central, Estudos Bíblicos e Coro Misto. O Coro Misto, em especial, nesta mesma ocasião celebrava 25 anos de existência.
“Assim como Jesus destaca na parábola que a moeda perdida era importante para a mulher, também as pessoas e cada grupo na comunidade são importantes e de grande valor para Deus e seu reino. Deus investe nas pessoas para que com seus dons e talentos participem na missão de Deus em Itoupava Central. Parabéns Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central”, enfatiza o pároco da Paróquia, pastor Alexander Busch.
Histórico: a história desta comunidade remonta ao tempo da vinda dos primeiros imigrantes ao Vale do Itajaí. A partir de 1960 se estabeleceram naquela região, que mais tarde seria cahamada de Itoupava Central. Em 3 de setembro de 1883 foi fundada oficialmente a Comunidade Evangélica de Itoupava Central e o pastor de Blumenau passou atendê-la. Em 1899 foi iniciada a construção da Igreja, que em 2001 celebrou seu primeiro centenário de inauguração. No ano de 1901, a Comunidade decidiu tornar-se sede paroquial. Em janeiro de 1902, recebeu o pastor Konrad Rösel como seu primeiro pastor. Hoje, a paróquia é formada por três comunidades, que totalizam 3.716 membros batizados.