O Conselho Sinodal, formado por representantes das paróquias e das coordenações sinodais, reuniu-se na manhã do sábado, dia 1 de julho, em Igrejinha, na Igreja Gabriel. O Catequista Daniel Ricardo da Costa, ministro da Paróquia Evangélica em Igrejinha, trouxe a meditação inicial, refletindo como a nossa Igreja tem sido sal da terra e luz do mundo em Igrejinha. Lembrou fatos históricos significativos. O nome do município tem a sua origem no templo da comunidade, que servia de referência geográfica para os tropeiros que passavam pela região. Ele lembrou que a atual casa da OASE foi primeiro um espaço de maternidade, onde residia uma parteira para acompanhar as mulheres no momento do nascimento dos bebês. A história da comunidade de Igrejinha revela aspectos importantes da diaconia, que continua sendo vivida e praticada.
A Reunião do Conselho Sinodal foi importante para refletir e definir diversos assuntos importantes para a caminhada sinodal. Entre os assuntos, foram compartilhados quais são os eventos que estão sendo planejados para 2024, quando celebramos os 200 anos de presença luterana no Brasil. Cada Sínodo está organizando atividades. Não haverá uma celebração em âmbito nacional, mas em 2024, haverá o Fórum Nacional de Missão, de 11 a 14 de abril, e o Concílio Geral da IECLB, de 16 a 20 de outubro, em Brasília. O Sínodo Nordeste Gaúcho está preparando uma edição comemorativa da Revista Sinodal; em conjunto com O Sínodo Rio dos Sinos e o apoio da rádio União, está planejando um evento no Teatro FEEVALE. O Sínodo está organizando o Dia da Igreja em Carlos Barbosa, no dia 27 de outubro de 2024.
O Conselho Sinodal aprovou os regimentos que apresentam normas e regras para uso do Fundo de Missão, Ofertas e Fundo de Emergência. Também foi aprovada a formação de três novas coordenações: Resíduo Zero, Instituições Diaconais e Projeto Missão Criança.
O representante da coordenação de comunicação, Elton Sipp, reafirmou a importância das comunidades e paróquias aderirem ao SIG (Sistema Integrado de Gestão). Diversas comunidades e paróquias já fizeram contato solicitando a adesão ao sistema.