Com alegria queremos compartilhar que do dia 24 de agosto a 15 de setembro de 2011 a nossa cidade Gravatá será representada na Alemanha pela e a Comunidade Luterana Evangélica de Confissão Luterana de Gravatá - PE e a ONG - PRO LUDUS O CAMINHO (Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais), através de seis componentes, entre eles, três jovens que cresceram no trabalho e hoje são educadores, como: Waldemir da Silva Lira (Educador Social), Josefa Maria da Silva (Educadora Social) e José Marcos do Nascimento (Líder Comunitário), Erivaneide Sebastiana de França (mãe de dois educandos e hoje Educadora Social), Maria Do Carmo Souza (Brinquedista) e Davi Haese Ministro da Igreja Luterana Local e Coordenador da Pro Ludus.
O Intercâmbio acontecerá com a Comunidade Luterana de Weyhe e Tellingstedt, dois grupos que apóiam o trabalho desde o seu início. Na ocasião teremos a oportunidade para compartilhar experiências sobre o trabalho desenvolvido, cultura local e regional, bem como, fortalecer ainda mais a nossa parceria. Será uma oportunidade impar para a maioria dos membros que ainda não tiveram a oportunidade de sair do Estado de Pernambuco.
SOBRE A NOSSA CAMINHADA:
Desde 1996, deu-se início o trabalho com o Projeto “O Caminho”, quando a Srª Gerda Dolores Nied, Diaconisa da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), passou a morar na comunidade de Riacho do Mel -CAIC em Gravatá - PE, uma localidade marcada por graves problemas sociais que despertaram na Diaconisa em pleitear junto a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Recife, uma Ação Diaconal com crianças e suas famílias no bairro.
Em 2002, com interesse de algumas pessoas deu-se início também a formação de uma Comunidade Luterana Nordestina. Em janeiro de 2005, Projeto “O Caminho”, foi transformada na Pro Ludus O Caminho, hoje atua juntamente com a Comunidade Luterana de Gravatá desenvolvendo atividades prioritárias no atendimento às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de risco pessoal e social.
Nossa missão: Trabalhar para o desenvolvimento social sustentável, a fim de que cada pessoa possa exercer cidadania ativa nos locais onde vive e convive, sendo capaz de transformar sua própria realidade.
Nossos princípios norteadores são: Construção de uma sociedade digna; Responsabilidade de cada pessoa na transformação social; Valorização integral da pessoa; Estimulação da participação comunitária nas políticas públicas e no empoderamento dos mecanismos de controle social; Construção de uma cultura de paz baseada nos princípios do cristianismo.
Na tentativa de mitigar situações de vulnerabilidade social, a Pro Ludus O Caminho, busca promover ações contínuas de acesso à educação, através da Brinquedoteca, que tem o brinquedo e o brincar como instrumentos didáticos e metodológicos no processo de ensino-aprendizagem; TELECENTRO. BR (Inclusão Digital), teatro, esporte, oficinas temáticas e lazer. A Comunidade Luterana de Gravatá, por sua vez desenvolve ações de Educação Cristã através do Culto Infantil, Cultos Comunitários semanais, Ensino Confirmatório, Encontro de Famílias e de Presbíteros, Retiros Comunitários, Visitação, Aconselhamento, Formação do Grupo de Música, Encontros semanais do Grupo Jovem Luterano “Caminhando para o Futuro” e Eventos Comunitários.
Nossas Articulações e Parcerias:
Em seu processo de consolidação, concretizam-se articulações e parcerias locais, nacionais e internacionais que conferem ao trabalho diferentes tipos de apoio, visibilidade e reconhecimento ao público; além dos envolvidos na condução do trabalho. Estamos envolvidos diretamente no fortalecimento das políticas públicas do município com a participação nas Conferências municipais e nos Conselhos: da Paz, de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Nutricional, CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) do Agreste.
*Davi Haese
Ministro da IECLB local e
Coordenador da pro Ludus O Caminho