Anualmente, no segundo domingo após a Páscoa, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha celebra o Kerb. “Kerb” é uma palavra da língua alemã e uma das traduções mais adequadas para o português é “Festa”. Esta festa tem por objetivo celebrar a inauguração do templo da Comunidade.
Segundo registros, os primeiros imigrantes que chegaram à região que hoje constitui o município de Estância Velha, foram Evangélico-Luteranos. Inicialmente, as celebrações e ofícios eram realizados em casas de famílias, que posteriormente construíram um pequeno templo de madeira e, em 1853, inauguraram, no dia 1º de maio, seu primeiro templo em alvenaria. A partir dessa data, sempre no segundo domingo após a Páscoa, celebra-se o “Kirchweih”, ou inauguração da igreja, caracterizando o Kerb de Estância Velha.
A celebração do Kerb da Comunidade acontece dentro do Festival do Kerb, evento organizado pelo poder público, e inicia com celebração de Culto Ecumênico. Neste ano, estiveram presentes na celebração o Padre Alex Graminho Boardman da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), o Pastor Irineu Buss da IELB, a Pastora Glorinha Quinot e o Pastor Jair Quinot da IECLB.
Após a celebração, guiados pela banda municipal, realizou-se a caminhada pelas principais ruas da cidade, acompanhados também pela corte do Kerb (reis e rainhas do Festival), até o pavilhão da OASE. No local, foi feita a troca de faixa de rei e rainha e a coroação da nova corte do Kerb. Seguiu-se a esse momento solene o almoço típico organizado pela Paróquia, com a valorosa colaboração das comunidades e departamentos que as constituem.