A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque completou 150 anos de história no dia 17 de abril. Um culto no domingo que antecedeu a data, na Paróquia Bom Pastor, marcou o início das comemorações e reuniu a comunidade, ministros e autoridades eclesiásticas e civis. A pregação foi dirigida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
“A Igreja faz a diferença no mundo. Nela podemos nos aconchegar com as nossas dúvidas e necessidades. Podemos chegar desarmados e ‘de mãos vazias’ e receber a força que vem de Deus. Na comunidade cristã podemos reconhecer que todos somos pecadores e carecemos da graça, do perdão e do amor de Deus. E, por isso, precisamos viver como irmãos e irmãs. A força da Igreja é a palavra e o amor” Agradecemos a Deus por todas as pessoas que, nestes 150 anos foram consolados e fortalecidos. Pelos que entenderam que o amor e o serviço cristão são mais fortes do que o poder dos homens”.
História
A história da Comunidade de Brusque também remonta à data de 4 de agosto de 1860, quando lá chegaram os primeiros imigrantes e, entre eles, muitos evangélicos luteranos. A Comunidade Evangélica foi fundada no dia 17 de abril de 1863, pelo pastor Rudolph Oswald Hesse. Até fins de 1864, Brusque recebeu atendimento pastoral de Blumenau. Tornou-se sede paroquial em princípios de 1865, quando recebeu o primeiro pastor residente. O pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki atendeu aquela comunidade até 1889.
A antiga Comunidade de Brusque foi divida em novos campos de trabalho no decorrer de sua história, que hoje compreendem as paróquias de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema-Porto Belo, Brusque-Bom Pastor, Brusque-Martin Lutero, Brusque-Unidos em Cristo, Navegantes e a Comunidade Missionária em São João Batista.
Jantar de Aniversário
Na quarta-feira, dia 17, dia do aniversário, aconteceu um jantar comemorativo aos 150 anos, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. O evento reuniu lideranças das comunidades e paróquias de Brusque, assim como autoridades do Sínodo Vale do Itajaí e da sociedade civil. A noite contou com a animação da banda Paradigmas do Louvor.
O presidente da Paróquia Bom Pastor, Sérgio Kuchenbecker, abriu o jantar e relatou a trajetória da comunidade. Ele aproveitou o momento para enfatizar a importância da Igreja para a formação dos cidadãos de Brusque. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich também esteve presente e parabenizou a cada luterano que, a partir dos ensinamentos na comunidade luterana, puderam fazer a diferença.
O presidente da Câmara Municipal de Brusque, Guilherme Marchewsky, lembrou que na sessão legislativa do dia anterior, a Igreja foi homenageada com a Comenda do Mérito Institucional. O prefeito de Brusque, Paulo Eccel presenteou a Igreja Luterana com uma placa em memória à história e à contribuição dos luteranos para a formação do município.