O Culto de Tomé nasceu em Helsinqui, capital da Finlândia, no final dos anos 80, após uma evangelização que reavivou comunidades e despertou muitas pessoas para uma vida de fé. A celebração foi chamada de “Culto de Tomé”. Tomé é o discípulo de Jesus que teve dúvidas acerca da ressurreição de Cristo. Ele precisava de algo mais do que unicamente o testemunho falado, precisava ver e tocar em Jesus para poder crer. Estas dúvidas e necessidades de Tomé também estão presentes em nossa realidade atual. O culto de Tomé visa responder a elas através de uma celebração mais envolvente, significativa e simbólica. Ele nos ajuda a experimentarmos comunhão com Deus não só pelo audição, mas também pela visão, olfato, paladar e tato.
No sábado dia 17 o casal de pastores Elpídio e Marli Seibert Hellwig junto a uma equipe litúrgica da Comunidade Cristo Salvador e ministros convidados (Pa. Rosangela Radons, estudantes de teologia Débora e Douglas Rangel) realizaram o culto. Foi a primeira vez que este culto, mais meditativo e reflexivo, foi realizado nesta comunidade neste tempo de Quaresma.
A equipe litúrgica junto aos pastores também prepararam e ornamentaram a Igreja com várias estações para orações pessoais e intercessões. O ambiente da igreja foi iluminado a luz de velas e foram utilizados alguns símbolos como pedras, mapas, nó, árvore, fogo. Também se celebrou a ceia do Senhor e a cada participante do culto recebeu a unção. Todo o culto foi acompanhado com músicas e hinos tocados pela equipe de música da Comunidade. O culto tem tocado profundamente a espiritualidade, causando emoção e trazendo forças para vida de todos.