Na manhã do domingo, 06, uma celebração especial marcou os 160 anos de história da Comunidade Luterana Blumenau Centro. O culto aconteceu na Igreja do Espírito Santo e contou com a pregação do pastor-presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich. “Desejo que esta comemoração não seja somente uma lembrança pelos 160 anos que passaram, mas também a renovação do compromisso com o presente desta Comunidade, com a missão que Deus confiou a vocês. Que a história de Blumenau Centro e a herança evangélica luterana que recebemos nos impulsione a uma atuação ainda mais apaixonada no nosso mundo – na família, na Comunidade, no trabalho”.
O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, se alegrou por fazer parte desta história. Ele disse que as características luteranas, trazidas pelos primeiros 17 imigrantes que chegaram na cidade, são sentidas até os dias atuais. Enumerou que os luteranos sempre estiveram envolvidos na política local, com instituições sólidas e confiáveis e com marcas fortes no empreendedorismo da cidade.
“Precisamos continuar sendo uma igreja que prima pela simplicidade. Assim como os primeiros imigrantes batalharam cada dia que aqui estiveram e superaram seus medos e dificuldades com muito amor e temor a Deus, assim também nos dias de hoje queremos e precisamos ser igreja que acolhe, inclui e recebe a cada pessoa de braços abertos, da forma mais simples e fraterna”, assinalou o pastor sinodal Breno Carlos Willrich
O bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernarski, reforçou a importante caminhada ecumênica entre católicos e luteranos na cidade. De acordo com ele, o mais importante é a mensagem apostólica que as igrejas ecoam para a sociedade. Ele desejou que esta caminhada conjunta possa continuar para sempre. Por fim, desejou que a comunidade luterana continue sendo bênção na sociedade.
A manhã contou com uma série de homenagens. O presidente da união paroquial, Roberto Boebel, presentou autoridades civis e eclesiásticas com uma bandeira com o selo das festividades dos 500 anos da Reforma Luterana. O deputado estadual Ismael dos Santos presenteou a Comunidade com uma placa comemorativa com a moção de louvor aprovada pelos 40 deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Diretoria da Comunidade homenageou os ex-presidentes e ex-ministros que atuaram com muita dedicação ao longo dos anos.
A Comunidade
A Comunidade Evangélica de Blumenau, hoje a Comunidade Luterana Blumenau Centro, foi fundada no dia 9 de agosto de 1857, quando o pastor Osvald Rudolf Hesse celebrou o primeiro culto. Ele atuou até o seu falecimento em 1879. A Comunidade abrangia toda a área que hoje compõe o Sínodo Vale do Itajaí. Da Comunidade Evangélica de Blumenau partiram os imigrantes para todo o Vale. Atualmente, a Comunidade abrange apenas a região central da cidade e tem pouco mais de 6 mil membros batizados. A hoje união paroquial, chamada de Comunidade Evangélica de Blumenau, é formada pelas oito paróquias e 13 comunidades que desmembraram-se da atual Comunidade Blumenau Centro. Os pastores Milton Jandrey, Flávio Luiz Peiter e a pastora Márcia Helena Hülle coordenam os trabalhos eclesiásticos.
A Comunidade tem grande importância na sociedade blumenauense através de suas instituições hospitalares, educacionais, diaconais e de comunicação. O Hospital Santa Catarina é considerado uma das mais importantes instituições na área da saúde no Estado de Santa Catarina e conta com a orientação espiritual do pastor Valmor Weingärtner. A Escola Barão do Rio Branco coleciona importantes índices na esfera educacional e oportuniza propostas inovadoras. O pastor Gilson Ricardo Hopfner coordena a Pastoral Escolar. O Lar e Residencial Elsbeth Koehler recebe as pessoas idosas e oferece uma vida digna e plena para seus moradores. A diácona Hildergard Amábile Mathies e o P. Nilson Hermes Mathies atuam na instituição, mantida pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau. A Rádio União FM, mantida pela Fundação Luterana de Comunicação, também faz parte do grande papel missionário da Comunidade na sociedade.