Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Na última conferência de obreiros do Sínodo Vale do Itajaí, o pastor Paulo Butzke, assessor de formação do Sínodo, apresentou o projeto “Círculos Bíblicos”. Como Paulo definiu, é um programa com um alto retorno de participação ativa na vida comunitária sem qualquer necessidade de investimento financeiro. O projeto quer fomentar a comunhão verdadeira e relacionamentos de qualidade, por isso, também, propõe que os participantes compartilhem suas dificuldades, alegrias, preocupações e sonhos. “Muitas residências podem hospedar os círculos bíblicos, principalmente em áreas que não temos igrejas nem centros comunitários, esta é uma ótima iniciativa missionária”.
Esta iniciativa oferece a possibilidade de atingir pessoas que não participam regularmente da vida comunitária. Muitas vezes, os participantes são motivados por um convite pessoal e passam a freqüentar um pequeno grupo familiar. Para Butzke, estes contatos com a palavra de Deus e com as expressões da espiritualidade cristã podem animar e desafiar para a participação ativa na comunidade. De acordo com a explanação para os obreiros, acredita-se que uma rede formada por círculos bíblicos podem dar sustentação e vitalidade a uma comunidade. “As dimensões fundamentais da igreja – testemunho, comunhão, serviço e louvor – são descentralizadas e estão à disposição nesta proposta”.
Os grupos de estudo podem ser compostos de diferentes formas, correspondendo aos interesses e necessidades das pessoas. Podem ser constituídos por vizinhos, conhecidos ou amigos, por novos membros, por jovens, homens, mulheres ou casais, por pessoas despertadas através de outros trabalhos de formação ou missão, por evangelizações e assim por diante. Além disso, estes grupos assumir tarefas específicas dentro das comunidades, como por exemplo, a co-direção em cultos, a oração por motivos determinados, o engajamento em festas e promoções, em programações diaconais e retiros.
A proposta, uma vez apresentada, vai seguir um cronograma detalhado. As comunidades devem assumir os convites e motivação de pessoas para este trabalho. O Sínodo responsabiliza-se com a capacitação e treinamento destas lideranças, que vai acontecer no segundo semestre deste ano. Neste seminário serão apresentados: o evangelho de Marcos, a proposta dos Círculos Bíblicos, os métodos para formar e coordenar um grupo e a maneira de utilizar o material de apoio. Após este processo, serão formados Círculos Bíblicos em paróquias interessadas. “Os Círculos são coordenados e dirigidos, preferencialmente, por lideranças laicas, capacitadas para esta tarefa e treinadas para o manuseio do material elaborado”, conclui Butzke. Maiores informações na Assessoria de Formação, pelo telefone (47) 3322-1364 no e-mail valedoitajai@luteranos.com.br