No sábado, dia 14 de maio, tive o privilégio de estar com 130 lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná, em Marechal Cândido Rondon PR. O objetivo do encontro foi estudar Liturgia, que está posta como uma das quatro dimensões do PAMI – Plano de Ação Missionária da IECLB. As outras dimensões são Evangelização, Diaconia e Comunhão.
Como se fez esse estudo da dimensão Liturgia? Primeiro, procuramos compreender três conceitos: Culto (como encontro entre Deus e a comunidade), Liturgia (o conjunto de elementos que utilizamos para realizar o Culto) e Moldar (a possibilidade de formular e preparar cada elemento da Liturgia em vista do tema e do contexto do Culto).
Segundo, fizemos exercícios práticos com alguns elementos da Liturgia da nossa Igreja. Por exemplo: por que há velas no altar? Qual a função e o significado daquilo que colocamos dentro do local em que nos reunimos para o Culto? Por que e como as alegrias e as dores das pessoas precisam ter expressão no Culto? Por que cantamos, o que cantamos e como podemos cantar no nosso Culto?
O que refletimos e o que experimentamos na prática revelou que cada encontro entre Deus e pessoas que se reúnem em Seu nome é uma ocasião oportuna para ler e meditar na Palavra e ali também utilizar outros elementos da Liturgia. Ou seja, cada encontro de um grupo da comunidade (mulheres, jovens, crianças, Presbitério, etc) é uma ótima oportunidade para utilizar símbolos e orações do Culto como recurso para compartilhar o que se carrega no coração e colocar tudo isso na presença do Senhor.
A atenção e a participação das pessoas bem como suas manifestações de gratidão por esse sábado demonstram, assim avalio, que os membros da IECLB desejam compreender o que é o Culto e o que ali se faz, e têm disposição para participar do planejamento e da moldagem dos momentos de celebração da vida comunitária. E isso é animador!
P. Dr. Romeu Ruben Martini