A Paróquia da Paz - Cerro Grande do Sul-RS, iniciou as celebrações da Páscoa com o dia do Jejum, realizado no dia 26 de março na Comunidade da Reconciliação. Neste dia, reuniram-se mulheres para jejuar e meditar sobre a vida e o exemplo que Cristo nos deixou através de suas ações. Encerramos o dia com a confecção de guirlandas de Páscoa.
Nos dias 02; 03 e 05 de abril, na Comunidade Cristo Rei, celebramos o tríduo pascal. Foram três dias de muita meditação. Eles nos ajudaram a recordar a caminhada histórica de Jesus Cristo até a cruz e posteriormente, a sua ressurreição.
Na Quinta-feira Santa celebramos o Culto de Tomé. O nome ‘Culto de Tomé’ faz menção ao nome de um dos doze discípulos de Jesus chamado Tomé. Tomé não acreditou no anúncio da ressurreição e teve que ‘ver para crer’. Também nós, quantas vezes temos que ver e experimentar, para crer na ação amorosa de Deus em nossas vidas.
Culto de Tomé é um culto que nos convida a refletir, a orar, a interceder tanto por cada um e cada uma de nós, como também aos que ao estão do nosso lado, bem como ao mundo que clama e pede por socorro. O Culto de Tomé é um Culto que nos convida a passarmos por estações, sentirmos sensações, a olharmos, a orarmos. Fomos convidados e convidadas a tocar, a sentir, a olhar, a refletir. Depois de passarmos pelas estações celebraremos o lava-pés e a Ceia do Senhor.
Na Sexta-feira Santa revivemos os últimos momentos da vida de Jesus na terra. Percorremos estações que mostraram a peregrinação de Jesus feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
A Via-Sacra foi um caminho de oração que nos ajudou a compreender melhor Jesus, sua missão e o amor de Deus por nós a ponto de Jesus sofrer e morrer para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.
As 06:00hs da manhã de domingo celebramos a ressurreição, recordando o nosso Batismo e encerrando as celebrações com um café de confraternização. Celebrar esta data tão importante para nos cristãos e cristãs foi motivo de alegria para todos e todas. Desejamos um abençoado tempo de Páscoa.