Na noite de 1º de dezembro, o 1º Domingo de Advento, foi realizada a já tradicional celebração sinodal de Advento, na Comunidade Apóstolo Paulo de Estância Velha. O templo ficou lotado com a grande família do Sínodo Nordeste Gaúcho que se fez presente. A liturgia foi conduzida pelo P. Jair Quinot de Estância Velha, pelo Pastor Vice Sinodal Charles Werlich e pelo Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira, Assessor de Diaconia do Sínodo. Os cantos foram acompanhados pelo Grupo da JEAP (Juventude Evangélica Apóstolo Paulo) de Estância Velha.
A pregação deste Culto Sinodal foi conduzida pela Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer, que iniciou dizendo que com o Advento se inicia a época mais linda do ano. Nas cidades, casas e templos já tem símbolos desta época. Chegando na igreja já é esperado que tenha uma coroa de Advento. Em algumas já tem até um pinheirinho. Estes símbolos anunciam que o Natal está chegando. Há sinais que apontam para a vinda do Filho de Deus: PAZ, ESPERANÇA,
ALEGRIA E AMOR. Paróquias e Coordenações foram desafiadas a trazer símbolos de paz, esperança, alegria e amor e os mesmos foram colocados no altar e no final da pregação foram trocados com o desafio de olhar e orar para e pelo trabalho do próximo. Cada símbolo foi acompanhado de um versículo bíblico referente.
A oferta especial foi destinada para a OGA – Obra Gustavo Adolfo, para apoio a comunidades necessitadas e novas, como estava previsto na destinação das ofertas.
O presidente da Diretoria do Conselho Sinodal Alécio Patzlaff agradeceu o empenho de tod@s neste ano que está findando, pela presença de tant@s nesta celebração tão significativa e convidou para participar de um coquetel de confraternização no pavilhão da Comunidade de Estância Velha. A bênção final e envio foi proferido pela Pa. Tânia, P. Charles, P. Jair e Diác. Dionata. Na saída do templo foram distribuídos pacotinhos com bolachas tradicionais de Natal anexado o versículo de Lucas 2.12b “Encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.”