A Arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com o CONIC convidaram líderes religiosos para juntar as suas vozes a fim de orar, cantar e dar testemunho em favor da Paz. O tema foi: Copa da Paz - pelo desarmamento, contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, o tráfico de pessoas e o racismo. A liturgia foi conduzida pelo Padre Leandro Lênin, coordenador da pastoral do esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O texto da celebração foi escrito pela Pa. Lusmarina Campos Garcia e é parte de uma das liturgias produzidas para a IECLB; foi adaptada para o contexto. A canção Fé na Copa e Ninguém prá Escanteio animou o evento. A logomarca produzida pela IECLB para este período teve destaque, uma vez que um grande banner compôs o cenário e camisetas foram usadas pela equipe luterana presente. Rose Araújo, a designer gráfica que criou a logomarca, era parte do grupo. O público que participou do evento era composto por católicos, protestantes, judeus, muçulmanos, umbandistas, candomblecistas, budistas, e uma forte presença da mídia. O roteiro celebrativo, além de orações e canções, contou com as falas dos seguintes representantes:
1. Umbanda - Maria de Fátima da Rocha Damas 2. Islamismo - Sami Amed Isbelle 3. Judaísmo - Jayme Salim Salomão 4. Catolicismo – Dom Roque Costa Souza 5. Camdomblé - Ivanir dos Santos 6. Budismo - Gyoushu Tadokoto 7. Protestantismo/CONIC - Lusmarina Campos Garcia
A oração de intrecessão foi conduzida pelos pastores: Dom Filadelfo Oliveira (Igreja Episcopal Alglicana do Brasil), Matthias Tolsdorf (IECLB), José Roberto Cavalcante (Igreja Presbiteriana Unida).
A celebração foi seguida por uma conferência de imprensa. Além de perguntas relacionadas à copa, ênfase foi dada à decisão do juiz Eugênio Rosa de Araújo que, além de negar a solicitação do Ministério Público Federal para que a Google Brasil retirasse do Youtube vídeos que incitam à intolerância contra religiões de matriz africana, considerou que as mesmas não constituem religião.
Após a conferência de imprensa, visitamos os vestiários do Maracanã, a sala de aquecimento, e o gramado. O Maracanã está lindo!
Veja mais sobre Copa do Mundo 2014