Há meses falamos da comemoração dos 500 anos da Reforma. Eis que chegou o dia esperado. Em Uberlândia, a celebração aconteceu dois dias antes, na manhã do dia 29 de outubro de 2017 e reuniu mais de 100 pessoas no Parque Sabiá, cartão-postal local, à vista da população da cidade para mostrar que estamos presentes aqui. Desde cedo, as pessoas viam toda movimentação em torno do grande quiosque multiuso para montar a estrutura dessa celebração.
Elas viram que o movimento iniciado por Lutero há 500 anos ainda tem efeito hoje e, diferente do que muito se fala de um movimento que causou separação, ele foi motivo de união entre membros luteranos da IECLB e IELB e irmãos católicos romanos e ortodoxos, que nos alegraram com sua presença e contribuição na celebração.
Ao longo do culto, o Pastor Elton Américo – da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Uberlândia - foi nos lembrando justamente dessa unidade, que supera qualquer diferença no passado ou no presente. Contamos também com a participação do coral de sua comunidade, que nos agraciou, entre outros hinos, com nosso querido Castelo Forte.
“Um cristão é alguém livre de todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristão é servo de todas as coisas e sujeito a todos”, foi a partir dessa lembrança que o Pastor Jonas Beier - da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Uberlândia - conduziu a reflexão sobre o grande legado teológico que a Reforma nos deixou. Através do conhecido texto das Bem-aventuranças (Mateus 5), ele nos lembrou da verdadeira bem-aventurança alcançada na salvação em Jesus Cristo. Salvação essa que não depende de nossos méritos nem do nosso bolso, mas que é alcançada através da fé e nos traz liberdade como nenhuma outra. Dessa forma, celebrar a Reforma é celebrar a liberdade.
Com alegria, agradecemos a presença de todos os participantes, especialmente dos voluntários que nos ajudaram, além da prefeitura de Uberlândia por ter cedido o espaço para a celebração. Vocês fizeram parte dessa história.
Alegres, jubilai: agora são outros 500!