Celebração do Dia da Reforma no Rio de Janeiro

31/10/2019


“Não pode acontecer que a vida do cristão seja ociosa e sem obra a favor de seus próximos. Nada disso, porém, lhe é necessário para a justiça e a salvação. Por isso a pessoa deve, em todas as suas obras, estar orientada por esta ideia e visar somente isto: servir os outros e ser-lhes útil em tudo o que faz, nada tendo em vista senão a necessidade e a vantagem do próximo”. (Martin Luther, ao comentar Efésios 4.28)

No dia 31 de outubro, como programação do Dia da Reforma pelo Núcleo Rio, aconteceu o Café, o Bazar e, após, o Concerto de Órgão em lembrança desta data. No início da programação foram trazidas algumas impressões da obra “Panorama 360 Luther” de Yadegar Asisi (Veja na midiateca logo abaixo - alemão , inglês e espanhol), ilustrando o contexto histórico e vivencial da Reforma Protestante na Wittenberg de 1517. Esta obra foi visitada por representantes das quatro Paróquias do Rio de Janeiro no ano de 2017.

No Concerto de Órgão, Alexandre Rachid nos brindou com interpretações de Bach, Buxtehude, Couperin, Franck e Sibelius. Cada nova peça foi “costurada” com textos de Martin Luther, como o que abre este artigo. O ponto alto do programa foi o magistral improviso organístico sobre o tema Castelo Forte. O maestro Alexandre Rachid é reconhecido como dono de grande talento de improviso onde o Castelo Forte recebeu um tratamento musical de aproximadamente 8 minutos. Registramos a presença de membros das paróquias do Rio de Janeiro, em especial do Pr. Francisco Rafael dos Santos que dirigiu as palavras de saudação no concerto.
 

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br