A União Paroquial de Brusque (Paróquia Bom Pastor, Martim Lutero e Unidos em Cristo) realizou celebração do aniversário de 497 anos da Reforma Luterana, no domingo, dia 26, na quadra da Comunidade Brusque-Centro. A pregação foi conduzida pelo pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, sobre os preparativos para os 500 anos da Reforma e os 190 anos de confissão luterana no Brasil.
“O povo luterano saiu da Europa e veio para o Brasil, trazendo consigo a sua fé, cidadania e valores. Passaram a não serem mais reféns de uma Igreja. O princípio da fé se torna fundamental, são protagonistas da própria vida. Passam a viver uma fé cidadã. Umas das coisas que os luteranos ergueram, antes mesmo de construir um templo, foi uma escola, ou seja, educação era algo fundamental”, pontuou o presidente.
Ele afirmou ainda que a intenção desta celebração é resgatar a história na sociedade atual. “Percebemos na nossa história que a gente não lembra mais o que aconteceu com os primeiros luteranos que vieram para o Brasil. Eles tiveram que lutar por liberdade religiosa. Os luteranos, a partir da sua fé e espiritualidade, tiveram que lutar e batalhar para conseguir seu espaço nesse país”.
A liturgia foi conduzida pelos ministros da união paroquial. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich também participou da celebração. O louvor foi o carro-chefe do culto e contou com grupo instrumental e coral. Os membros ainda participaram da celebração da Santa Ceia.