Campanha Vai e Vem é lançada em âmbito sinodal em paróquia de Blumenau (SC)

14/07/2013

101_0910
101_0911
101_0919
P1010020
P1010022
P1010028
P1010035
P1010038
P1010046
P1010054
P1010069
P1010072
1 | 1
Ampliar

Uma celebração especial deu a largada para a campanha Vai e Vem da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) no Sínodo Vale do Itajaí. O culto aconteceu na Paróquia Bom Pastor/Fidélis, em Blumenau (SC), no domingo, dia 14 de julho. A data escolhida também celebrou a ação de graças pela colheita. A pregação foi conduzida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

O pastor sinodal iniciou a reflexão afirmando: “se Deus ainda hoje fizesse o milagre da multiplicação do pão não haveria fome no mundo; e seguiu questionando: “será que Deus não continua fazendo o milagre da multiplicação? Lucas 6.1-15”. Não resta dúvida, disse Willrich, a multiplicação dos pães não é algo que ficou no passado. Se abrirmos os olhos e nossa mente poderemos enxergar o milagre diariamente.

“Então, se Deus continua fazendo o milagre, por que ainda há fome no mundo? Porque o ser humano pensa demasiadamente em si mesmo; na sua própria mesa, na sua própria casa, nos seus próprios filhos, nos seus próprios direitos, nas suas próprias necessidades, nas suas próprias comunidades”. E concluiu: “Somos alertados a não esquecer dos direitos e das necessidades dos pequenos. Das pequenas comunidades. Para que o pão espiritual alcance a todos foi criada a campanha Vai e Vem. Vamos semear na seara do Senhor, porque com nossa boa semente, Deus fará o milagre da multiplicação, para que seu povo seja salvo”.

O vice-presidente do Conselho Sinodal, Claudio Artur Haacke; o pároco local, pastor Roni Roberto Balz; o coordenador sinodal da Campanha Vai e Vem, Roberto Boebel; o pastor Edélcio Tônio Tetzner e lideranças sinodais também participaram da celebração.

Campanha Vai e Vem 2013
“Viver” comunidade pressupõe disposição para o coletivo, para a partilha, para a celebração conjunta e para o interesse em superar o individualismo, possibilitando vencer a solidão. Viver comunidade nem sempre é simples. Carece de constante renovação da motivação e da superação de eventuais conflitos de interesses. Além do aspecto local, segundo o qual pessoas podem dizer “Eu vivo comunidade” em determinado lugar, há o aspecto abrangente que insere o membro em um contexto maior de comunidades: a IECLB.

Projetos em regiões como Biguaçu (SC), Boa Nova (RS), Ceilândia (DF), Chapada (RS), Matupá (MT), Norte Fluminense (RJ), Paz (RS), Pedro Osório (RS), Petrolina (PE), Rurópolis (PA), Sul do Pará (PA), Veranópolis (RS) e Vila Rica (MT) receberão recursos da campanha que dá um testemunho de solidariedade, de parceria e da possibilidade de viver comunidade para além dos limites geográficos da comunidade.

Além destes projetos citados, metade do valor ofertado retorna aos sínodos para que possam apoiar projetos e iniciativas locais. No Vale do Itajaí serão três ações beneficiadas. A missão na Comunidade de São João Batista ganha continua elencada entre as prioridades. Igreja, pastor, comunidade são ações do investimento missionário no pequeno município de São João Batista (SC). Nos últimos cinco anos, uma nova comunidade cresce e congrega pessoas. Esta é uma das sementes que brotam com todo o vigor neste sínodo.

Outra frente é no litoral catarinense. A Paróquia de Navegantes se tornou independente há pouco mais de seis meses. Seus membros decidiram crescer e abraçar as duas comunidades que se desmembraram da Paróquia de Itajaí. Lideranças acolhedoras estão surgindo e motivando cada vez mais pessoas a se engajarem no trabalho do Senhor. Além de congregar seus membros, a Paróquia recebe turistas no verão e também se junta às crianças promovendo o programa “Nas férias com Jesus”.

O terceiro projeto trata do investimento com crianças, adolescentes e jovens. São coordenações que tem um olhar visionário. São capazes de enxergar o futuro da Igreja. A partir disto, pretendem juntar-se em uma pastoral que desafia o engajamento intersetorial, interpessoal e intercomunitário. A Pastoral Sinodal da Criança e da Juventude visa reunir as lideranças para criar novas possibilidades nas áreas de formação, missão, integração e diaconia.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 23219
COMUNICAÇÃO
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br