No último dia 03 de dezembro, quando iniciou o tempo do Advento, aconteceu uma caminhada ecumênica promovida pela Comunidade São Geraldo, do distrito de Serra Pelada, em Afonso Claudio – que faz parte da paróquia São Sebastião do Alto Guandu – junto com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Serra Pelada. O objetivo foi iniciar este tempo de preparação para a chegada do Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Durante a Caminhada foi refletido o significado da coroa do Advento, símbolo comum entre as duas igrejas. Um arco de folhas verdes com quatro velas que anunciam a chegada do Menino Deus. Estiveram presentes conduzindo este momento celebrativo o padre Rodrigo Chagas, Administrador Paroquial, e o pastor Hilquias Rossmann, pároco da paróquia luterana de Serra Pelada, bem como lideranças locais. Foi um momento de plena união entre as igrejas cristãs que se preparam para celebrar o Natal do Senhor.
Pastor Hilquias ressalta que aproximadamente 300 pessoas fizeram parte desta caminhada. Caminhar é se movimentar. Sair do lugar é a ideia central do Advento: sair de si mesmo. É na vida de oração, na dedicação ao próximo e nas batalhas contra nossos vícios e más inclinações que vamos encontrar o Presépio do Senhor.
Padre Rodrigo explica que esta já é uma tradição de muitos anos: “Este distrito tem uma grande concentração de luteranos e geralmente nos unimos para a caminhada do Advento e para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que vai acontecer dia 16 de maio de 2024, uma quinta-feira na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) Lagoa II e no dia 18 de maio, sábado, na Igreja Católica Apostólica Romana de Lagoa”.
Texto: P. Hilquias Rossmann e Pa. Rodrigo Chagas
Fotos: Elder Kiefer