Caminhada ecumênica é tema de depoimento de coordenador da comissão bilateral de diálogo católico-luterana
04/10/2010
Manfredo Siegle, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, um dos coordenadores da Comissão Bilateral de Diálogo, entre a IECLB e a Igreja Católica Apostólica Romana, participou recentemente de Congresso Internacional Ecumênico em Castel Galdonfo, nas imediações de Roma.
“Tive o privilégio de participar como representante da IECLB de participar do 29º Congresso Internacional Ecumênico, de 08 a 13 de setembro. O evento reuniu bispos da Igreja Católica, Igreja Luterana, de Igrejas Orientais, Anglicanas, Metodistas. São líderes das igrejas vinculados ou amigos do Movimento dos Focolares”, diz Siegle em seu depoimento.
Em clima de comunhão fraterna estiveram reunidos 35 bispos e similares, de 12 nacionalidades. O Congresso teve como lema orientador: “A vontade de Deus na vida dos cristãos”.
Além de uma agenda carregada de palestras expositivas, de diálogos e também de celebrações, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos vivos sobre a realidade comunitária em bairros periféricos de Roma; sinais interessantes da missão e edificação comunitária naquela metrópole européia.
No domingo, dia 12.09.2010, o programa previa um breve encontro com o primaz da Igreja Católica, o Papa Bento XVI.
Poucos dias, após o seu retorno da Itália, aconteceu o Seminário de Estudos sobre “Eclesiologia Ecumênica”, na Casa Matriz das Diaconisas, em São Leopoldo, RS. Sendo um dos coordenadores da atual Comissão Bilateral de Diálogo, entre a IECLB e a Igreja Católica Apostólica Romana, participou junto com outros 27 representantes das duas igrejas, dessa jornada de diálogo e de aprofundamento de um tema muito importante enquanto convívio ecumênico.
Nivaldo Klein Comunicação Sínodo Norte Catarinense
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.