Caminhada com lanternas completa 10 anos

05/12/2013

caminhada1
caminhada2
caminhada3
1 | 1
Ampliar

O tempo de Advento nos coloca em movimento. Deus vem ao nosso encontro e habita no meio de nós. A presença de Deus nos enche de alegria. Não há como ficar parado. É preciso caminhar. Ir ao encontro das pessoas para viver e compartilhar o amor que vem de Deus. A caminhada com lanternas nos coloca em movimento para testemunharmos a nossa fé pelas ruas da cidade.

A Caminhada com Lanternas acontece anualmente no tempo de Advento, no bairro de Várzea Grande, no município de Gramado (RS). O evento é organizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Várzea Grande, mas acontece de uma forma ecumênica e comunitária, reunindo também as comunidades religiosas do bairro da Igreja Católica Romana e da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB).

A caminhada acontece pelas ruas do bairro, com diversas paradas para ouvir a apresentação de corais e mensagens de Advento, terminando com uma confraternização no Centro Comunitário da Paróquia Evangélica de Gramado. Os participantes carregam lanternas (com velas), um pequeno sinal da luz de Cristo que brilha no meio de nós.

Este ano, a caminhada, promovida no domingo, dia 1º de dezembro, completou 10 anos. Para comemorar a data, contamos com a presença do pastor sinodal Altemir Labes e da catequista Monika Maier, que coordenaram a primeira edição em 2003.

A frente do grupo veio a estrela, acompanhada de três enormes bonecos representando os magos que vieram do Oriente, conforme o evangelho de Mateus 2.1-12. A presença dos magos reafirma o caráter comunitário e ecumênico da nossa fé, pois eles são sinal de que o menino Jesus vem para romper com as barreiras que separam os povos, culturas, religiões. Na simplicidade da gruta de Belém nasce uma criança que nos traz a paz e vidas em comunhão.

Origem da caminhada

O passeio de lanternas tem sua origem na história de São Martin. Conta a história que certa vez São Martin dividiu seu casaco com um mendigo e que nesta noite lhe apareceu Jesus com seu casaco na mão, dizendo: Fui eu o homem a quem vestiste. O que fizeste a um dos meus irmãos, a mim o fizeste.

Pouco tempo depois, São Martin tornou-se cristão e entrou para a vida religiosa. Ele foi um bispo caridoso, com o coração sempre aberto para os pobres e fracos. Sua vida era simples e cheia de boas obras. Os pais de Martin Lutero, quando este nasceu, em 10 de novembro de 1483, colocaram o seu nome em homenagem a São Martin.

Todos os anos, no dia de São Martin (11 de novembro), realizam-se passeios de lanternas, principalmente com crianças, lembrando a peregrinação do bispo, procurando pessoas necessitadas para auxiliar. Naquela época, a lanterna era uma das únicas possibilidades de iluminação noturna.

Texto: Eduardo Paulo Stauder e Rosane Zirbes
Credito das fotos: Candioto Fotos
 

COMUNICAÇÃO
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br