A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite de quarta-feira (13) sessão solene pela passagem dos 500 anos da Reforma Protestante, proposição do vereador-presidente Vanderlei Sasse com a Mesa Diretora. O ato público reuniu lideranças luteranas como o Pastor Sinodal (Norte Catarinense) Inácio Lemke, o presidente do Sínodo Carlos Henrique Sacht, pastor Claudir e Pastora Elke da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Massaranduba, além de dirigentes e membros das oito Comunidades que a integra.
O vereador proponente Vanderlei Sasse (Leca) saudou as diretorias das Comunidades Luteranas, como também os ex-prefeitos de origem luterana e falou sobre os 500 anos da Reforma. Citou que dos 11 prefeitos de Massaranduba nos 56 anos do município, por cerca de quatro décadas os administradores foram luteranos: Ricardo Witte, Emílio Manke Júnior, Irineu Manke, Dávio Leu (quatro mandatos), Mário Sasse e Mário Fernando Reinke (dois mandatos).
Eles foram homenageados, assim como presidentes e ou representantes das Comunidades Massaranduba 58 (Igreja dos Apóstolos), Massaranduba I (Igreja Martin Luther), Ribeirão Gustavo (Igreja São Marcos), Jacu-Açu (Igreja da Paz), Benjamin Constant (Igreja Apóstolo Paulo), Guarani-Açu (Igreja de Cristo), Bom Pastor (Igreja Bom Pastor) e Massaranduba II (Igreja São Lucas).
Também o Pastor Sinodal Inácio Lemke, a diaconisa Arlete Prochnow (não presente), Evandro Elias, Pastora Elke Doehl e Pastor Claudir Burmann receberam lembranças. O Troféu Homenageador foi entregue a Adelino Sasse (da União Paroquial Luterana – Sínodo Vale do Itajaí), Carlos Henrique Sacht (Sínodo Norte catarinense) e Marleni Skerke (pela Paróquia Evangélica de Massaranduba). E Amário Zech, presidente da Lelut.
Luteranos chegaram com os colonizadores alemães em 1895
A fé luterana está presente em Massaranduba há mais de um século. Pelos registros, no ano de 1895 iniciou a Comunidade Massaranduba 58 com a escola e a igreja dividindo o mesmo espaço. Era ligada à Igreja Luterana Central de Blumenau. Em 1990 se desligou e desde 1994 existe a Paróquia Evangélica Luterana, com oito comunidades e cerca de 2,4 mil membros batizados.
Quatro Comunidades são dirigidas por mulheres, o que demonstra a importância da participação feminina na IECLB. Durante os pronunciamentos foram lembrados que 2017 marca os 35 anos de ordenação de mulheres para o presbitério.
O Pastor Sinodal Inácio Lemke registrou o histórico da Reforma Protestante, os seus valores e o legado que deixou para o mundo as 95 teses de Martinho Lutero, que foram propostas para debates e não para dividir a Igreja. A solenidade foi encerrada com a bênção dos Pastores Claudir e Elke.
fonte: JDV / 15/12/2017