No dia 02 de julho, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Caçador esteve reunida, para juntos/as, Alegres, Jubilar pelo Jubileu de 80 anos de caminhada e história nesta cidade.
A festividade foi marcada pela Celebração do Culto ás 10h00 com a presença da comunidade local, assim como convidados de outros Campos de Atividades Ministeriais (CAMs) e denominações.
Marcaram presença como visitantes, o Pastor Sinodal e 2º Vice-Presidente da IECLB, P. Inácio Lemke e sua esposa Margit. O Segundo Tesoureiro do Sínodo Norte Catarinense, Vander Meier e sua esposa Lucia. As Ministras Pastorais, Aline Danielle Stüewer, acompanhada do esposo Joel Haroldo Baade e da filha Laura Danielle Stüewer Baade, atualmente em atividade na Paróquia Martim Lutero de Brusque (atuou de fevereiro de 2009 á dezembro de 2013 em Caçador). Francinne de Oliveira Kerkhoff do 2º CAM da Paróquia de Rio das Antas, acompanhada do Presidente Paroquial Marcos Arndt e sua esposa Elisiane. Do âmbito ecumênico estiveram o Rev. Rodrigo Bender (Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Congregação São Mateus), sua família e membros da congregação, assim como membros da Igreja Católica Apostólica Romana.
Outros ministros que participaram desta história justificaram suas ausências por motivos particulares, enviando felicitações e votos de bênçãos na caminhada da comunidade.
O Culto foi concelebrado pelo ministro local, P. Ildo Franz e pelos ministros/as, P. Inácio, Pa. Aline e Pa. Francinne. Também o Grupo de Canto da comunidade auxiliou na condução do louvor.
O Pastor Sinodal partilhou da pregação da palavra a partir dos textos propostos pelo Lecionário Comum da IECLB (Mateus 10.40-42), deixando o desafio para os próximos 80 anos de caminhada, perguntando: Onde, como e para quem devemos “dar um copo de água”? (v. 42). “Vivemos num contexto diverso e com muita gente sedenta, e temos direcionamentos claros como igreja, temos a Palavra de Deus e os Documentos Normativos da IECLB, e por isso não precisamos ter medo de ousar dar ‘copos de água’ para quem está necessitando”.
Foram homenageadas as famílias pioneiras da comunidade: Famílias Behrens, Lührs, Teloeken, Dupont, Lesing, Schiller, Jung, Trein, Schroeder e Kirchner. Além destas família pioneiras, também foi citado que o Pastor Johannes Georg Ballbach que atuou durante 24 anos neste CAM, deixou descentes que atuaram e atuam na comunidade.
Foram lembrados, tendo também espaço de palavra livre, os/as presidentes que atuaram e atua na comunidade, lembrando também daqueles/as que já partiram ou mudaram de comunidade.
Após a Celebração, foi servido um delicioso almoço no Centro Comunitário, proporcionando assim um momento muito agradável de partilha e comunhão.
Rogamos a Deus, que é o Senhor da Igreja, que cria e recria comunidades diariamente, que continue a conduzir esta Comunidade, despertando e capacitando seus membros e lideranças no uso dos seus dons a serviço do Reino de Deus neste lugar.