Brasil Central e Mato Grosso realizam suas assembléias

18/06/2006

Grupo de participantes da Assembléia em frente ao templo da Comunidade de Brasília
Dança litúrgica no culto de abertura da assembléia em Ceilândia/DF
Trabalho em grupos durante a assembléia (ao centro Carlos Moeller, eleito pastor sinodal do Sínodo Brasil Central)
P. Pres. e assistentes impõem as mãos na investidura dos eleitos
Altmann com o grupo eleito na Assembléia do Sínodo Mato Grosso
1 | 1
Ampliar

 

Nos dias 16 a 18 de junho mais duas assembléias sinodais foram realizadas: a do Brasil Central, em Ceilândia, DF e do Mato Grosso, em Chapada dos Guimarães, MT.

Na sexta-feira, o Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann participou e fez a pregação do Culto de Abertura da Assembléia do Sínodo Brasil Central, realizado no novo templo da Comunidade de Ceilândia, entregando também os certificados dehabilitação aosobreiros e obreiras. Os trabalhos da assembléia tiveram continuidade na Creche Cantinho do Girassol, onde Altmann fez uma palestra sobre o lema de nossa igreja – Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu – escolhido para tematizar também a Assembléia. Em sua fala,o líder destacou que a igreja é o corpo de Cristo, no qual todos os dons são valorizados. “Deus dá os dons, que nunca têm uma finalidade em si mesmos, mas servem para a edificação do corpo e como instrumento de serviço ao próximo”- destacou Altmann.

Para o pastorado sinodal foi eleito Carlos Augusto Moeller, tendo com vice Haroldo Reimer. O sínodo será presidido por Rosiléia Wille e estará representando no Conselho da Igreja por Ricardo Dalla Barba. Foram eleitos como deegados do Sínodo ao Concílio da Igreja: Rosilea Wille e Harry Jorge Lausmann com titulares e Oscar Stroschön e Sueli Dunck Didonet, como suplentes.

No culto de encerramento, em Brasília, o Pastor Sinodal Renato Kühne fez a instalação do novo Conselho Sinodal, cuja diretoria será instalada quando da investidura do P. Sinodal e Vice eleitos, em 14 de novembro próximo.

 

Na 9ª Assembléia do Sínodo Mato Grosso, os dois primeiros dias forma utilizadas pra a reflexão da missão no sínodo, olhando para elementos que ajudam e atrapalham os trabalhos, para que a partir destes elementos para que começasse a ser construído no domingo o plano de ação do Sínodo para os próximos dois anos.

O Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann participou no sábado à noite, quando foram realizadas as eleições e também no domingo quando, em conjunto, foi definida a missão do sínodo: “A tarefa que recebemos de Deus é: Convidar todas as pessoas para conhecer a fé em Cristo, acolhê-las na vivência comunitária, para que sejam e permaneçam discípulas de Cristo, adorando a Deus e servindo ao próximo.”

Tendo em vista esta missão, foram estabelecidos objetivos para a desenvolvimento do trabalho, que serão enviados para as paróquias que deverão propor ações concretas para alcança-los e devolver suas propostas para o Sínodo, que estará reunindo e redistribuindo os os resultados. Os cinco objetivos definidos são:

1. Preparar pessoas para o acolhimento

2. Priorizar o trabalho com crianças e jovens

3. Criar e estimular grupos de estudos bíblicos

4. Priorizar a formação de membros considerando seus dons.

5. Conscientizar e sensibilizar para uma contribuição espontânea e proporcional, relacionando fé, gratidão e compromisso.

Diante destes resultados Altmann falou à Assembléia, dialogando acerca do momento atual da IECLB, a questão da unidade, a situação financeira, os impulsos à missão e edificação de comunidade. No culto de encerramento a pregação de Altmann foi baseada em Atos 1.6-11, lembrando o compromisso de testemunhar a mensagem cristã. E foi com este compromisso que foram instalados os eleitos na assembléia e também entregues os certificados de habilitação aos obreiros e obreiras do sínodo Mato Grosso.

O atual Pastor Sinodal, Lauri Becker, foi reeleito, tendo agora como vice a Diemuth Bauchspiess. O presidente do Sínodo, Ronald Celso Schwebel, de Lucas do Rio Verde, também foi reeleito. Para o Conselho da Igreja foi eleito Leonel Pinto, de Primavera do Leste.

Também o grupo definiu que nos próximos anos as assembléias do sínodo serão lideradas por mulheres, escolhendo Ema Cintra para presidir a assembléia, tendo com primeira e segunda vice, respectivamente Silvânia de Holanda e Íris Pedrotti. Serão delegados ao Concílio da Igreja Ronald Celso Schwebel, Zenaide Mayer e Paulo Kirsch – representando o Ministério Compartilhado.

Outra importante decisão da Assembléia foi a aprovação do Projeto Missionário de Gaúchos do Norte, ligado a Paróquia de Canarana, que deverá iniciar no segundo semestre.

Os resultados das eleições sinodais, bem como as mensagens destinadas às comunidades e relatórios sinodais, destes e de outros sínodos que já realizaram suas assembléias, podem ser conferidos neste site em www.ieclb.org.br/assembleias_2006.html

COMUNICAÇÃO
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br