
AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo |
|
---|---|
Domingo, 26/05/2013 Trindade |
10:30 h: Culto na Capela de Cristo (Dr. Teol. Cida Almeida) 18:00 h: Culto no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme) |
Segunda - Feira 27/05/2013 |
19:30 h: Curso Básico da Fé na Capela de Cristo Unidade V: Do céu na terra - e como encantar-se com ele |
Domingo, 02/06/2013 1° Domingo após Trindade |
10:30 h: Culto com Santa Ceia na Capela de Cristo (P. Guilherme)
Benção aos aniversariantes
18:00 h: Culto com Santa Ceia no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme) |
Segunda - Feira 03/06/2013 |
19:30 h: Curso Básico da Fé na Capela de Cristo Unidade VI: Do início de Deus conosco - e como tornar-se cristão |
Caros Membros e Amigos
da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!
Neste domingo da Trindade refletimos sobre o texto de Números 6,22-27. A festa da Trindade é sem dúvida a que mais difícil entra em nossas cabeças. Já começa pelo nome latim Trindade e termina pela complexidade do significado - para muitos algo teórico sem reflexo em sua prática de fé.
É fato que a palavra 'Trindade e a sua doutrina não aparecem na Bíblia, surgiram após a o término dos livros que compõem o Novo Testamento. Mas a igreja antiga gastou séculos no debate sobre o assunto até que no Concílio de Niceia no ano 325 fixou-se o dogma da trindade da forma que nos pŕoximos 1700 até os nossos dias ninguém mais mexeu nisso.
Percebemos que mesmo sendo complicado não podemos pular esta parte se levamos a nossa fé cristã a sério. Porque precisamos relacionar as três dimensões de Deus que, estes sim, encontramos na Bíblia: Pai, Filho e Espírito Santo. Nossa fé torna-se cristã justamente a partir da convicção que os três são Deus mas mesmo assim Deus é um só. É verdade que isto é muito para nossa cabeça, mas Deus é assim mesmo, ele não cabe na nossa cabeça.
Mas como seres pensantes presisamos nos aproximar também com a razão ao mistério divino. Simplificando podemos dizer que a ideia da Trindade dá conta do fato que Deus não é um ser estático lá no céu distante de nós, mas que ele entrou em movimento, entrou em nossa história assumindo figura humana na pessoa de Jesus Cristo e encolhendo mais uma vez virou espírito para habitar em nosso coração. É pelo movimento trinitário que Deus alcança relevência para nossa vida e história e desperta a nossa fé.
O texto da prédica traz a famosa benção aronita: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. (v.24-26) Trata-se dos rastros da dimensão trinitária já no Antigo Testamento. Deus abençoe triplamente para alcançar nossa vida plenamente.
Quem quiser saber mais sobre o mistério da Trindade, que venha ao culto neste domingo...
Saudações
P. Guilherme Nordmann
Chamamos sua atenção para o nosso espaço no Portal Luteranos pelas seguintes matérias novas:
Observe também nossa página no www.facebook.com/capeladecristo
Talvez já lhe chamou atenção que na igreja sempre se fala em Deus de três formas: Pai, Filho e Espírito Santo, a Trindade – o Deus Triúno. Trata-se do mesmo e único Deus e de sua história com os seres humanos. A expressão “Deus Triúno”, na verdade, é o resumo de toda a história da salvação: “Deus, nosso Pai no céu, vem ao nosso encontro em Jesus e quer morar em nós pelo Espírito Santo”. É o mesmo Deus que se relaciona conosco de três formas distintas. Este mistério da Trindade não podemos entender nem explicar – podemos somente adorá-lo!
Quero chamar a atenção para as últimas palavras desta transparência: Deus quer morar em nós. O grande e Todo-Poderoso Deus, criador de céu e terra, quer morar em nós, pequenos e insignificantes seres humanos. Ele se torna pequeno em Jesus para visitar este mundo. E ele se torna menor ainda para poder morar em nós. Deus quer fazer da tua e da minha vida a sua casa, lar e templo. Este é o mistério do Espírito Santo.
do Curso Básico da Fé