Blumenau recebe Paixão, Segundo São João, de Johann Sebastian Bach

20/05/2010


Blumenau respira cultura na noite de domingo, 30 de maio, às 19 horas. O Teatro Carlos Gomes apresenta a obra “Paixão, segundo São João”, de Johann Sebastian Bach. O musical será apresentado pelo Polyphonia Khoros e pela Camerata Florianópolis. Os solistas serão Daniel Germano, Carla Domingues, Ariadne Oliveira e Javier Venegas. Junto deles, o tenor blumenauense Marcos Liesemberg completa o grupo. O espetáculo será comandado pela maestrina Mércia Mafra Ferreira. A entrada é gratuita. Os ingressos estarão disponíveis, para retirada na bilheteria do Teatro, a partir do dia 26.

A Paixão é uma obra musical que narra a prisão, o julgamento e a crucificação de Jesus Cristo, de acordo com um dos evangelistas. Sua estrutura dramática, com diferentes situações e diálogos entre personagens, fazem da Paixão uma espécie de ópera sacra sem encenação, em que a expressividade teatral se encontra na própria música. O texto, cantado por coro e solistas, é tirado tanto literalmente da Bíblia – no caso da São João de Bach, dos capítulos 18 e 19 do evangelista – quanto de textos da época refletindo sobre os fatos narrados. A dramaticidade do enredo é explorada com polifonias intensas e assim, apesar da obra não ser propriamente dramática, a música por si só transmite a impressão de um teatro onde se desenrola uma grande tragédia histórica.

A obra foi composta para a Igreja Luterana de Leipzig e estreou na sexta-feira santa de 1724. Como era comum nesse tipo de obra, Bach incorpora alguns coros tradicionais da Igreja Luterana, que normalmente eram cantados pela comunidade presente às apresentações.

O espetáculo é patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau e da Companhia de Gás do Estado, e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura

Mais informações no site www.polyphonia.org.br

COMUNICAÇÃO
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br