O Núcleo Ecumênico de Blumenau ofereceu uma celebração pela Semana de Oração de Unidade Cristã. O culto presencial aconteceu na noite do dia 20 de maio, na Comunidade Bom Pastor, congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Blumenau/SC, respeitando os protocolos de segurança da Covid-19. Muitas pessoas puderam acompanhar a celebração de forma virtual.
A pregação esteve a cargo do bispo diocesano de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, da Igreja Católica Apostólica Romana, que animou as pessoas a cultivarem a unidade. A homilia foi inspirada no tema bíblico da Semana: Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos (Jo 15.5-9).
O pastor Alan Schulz, representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, frisou que o ecumenismo é uma convivência fraterna onde percebe-se que o que une as pessoas é muito maior do que as diferenças que podem separá-las.
“Inesquecível celebração ecumênica. Ainda me soa aos ouvidos o significativo refrão de abertura: onde reina o amor, fraterno amor; onde reina o amor, Deus aí está. Tenho a grata impressão de que esta afirmação se concretizou nessa privilegiada ocasião. Aliás, todo o percurso de preparação configurou-se num exercício do amor de Jesus que supera as distâncias, diferenças e, pelo seu Espírito Santo, nos anima ao testemunho comum da fé cristã, tornando-a, assim, credível ao mundo!”, exaltou o padre Raul Kestring, representante da Igreja Católica na organização ecumênica.
O ato religioso também contou com a participação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.