No dia 27 de abril, especial evento marcou a Faculdade Luterana de Teologia-FLT: a parte nova da Biblioteca da FLT foi inaugurada num momento solene e especial. Conduzida pela senhora Nádia Michel, secretária do Conselho Curador da FLT, a cerimônia de inauguração contou com a presença das seguintes autoridades, que também fizeram uso da palavra: P. Gottfried Holland, Inspetor geral da GBM (Gnadauer Brasilien Mission), representando a GBM e a instituição Hilfe für Brüder (Igreja de Württenberg), instituições que financiaram o projeto. O Missionário Carlos Alberto Kunz, Diretor Executivo da MEUC, representou a MEUC, que muito apoiou a execução do projeto.
Também esteve presente, representando a IECLB, a Secretária de Formação da IECLB, Catequista Ma. Joni Roloff Schneider, que muito se empenhou a partir de 2023 pela conclusão do projeto de reforma e ampliação da Biblioteca. A IECLB aprovou e encaminhou dois projetos para a Mission EineWelt (Igreja da Baviera), que financiou grande parte do projeto de ampliação da Biblioteca. Representando o Conselho Curador da FLT fez também uso da palavra o senhor Erno Dieterlle. Erno, além de ter sido o “mestre de obras”, foi quem também fez todas as estantes e mesas do novo espaço da Biblioteca.
O estudante de Teologia, Diego Scharf, Presidente do Diretório Acadêmico Arthur Clebsch (DAAC) também fez uso da palavra, representando todo o corpo discente da FLT. Também esteve presente a primeira-dama, a senhora Monica Tomazzini, representando o Prefeito Municipal de São Bento do Sul, Antonio Tomazzini, fez uso da palavra. Por fim, o Prof. Dr. Vítor Hugo Schell, vice-diretor da FLT agradeceu, em nome da direção, a todas as autoridades e as pessoas presentes, bem como a todas as instituições, pessoas, empresas, comunidades, que ao longo dos últimos quatro anos apoiaram o projeto de ampliação e reforma da Biblioteca da FLT.
A bibliotecária da FLT, senhora Hanelore Voigt Wanke fez a leitura do Histórico da Biblioteca através de um texto, que foi escrito como se a Biblioteca mesma contasse a sua história. O ato de inauguração e bênção foi conduzido pelo P. Me. Cristiano Ritzmann, vice-pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense.
A Biblioteca da FLT, que desde 1998 leva o nome de “Alfred e Martha Pfeiffer”, recebeu uma nova área de mais de 269 m², totalizando agora 500 m² com espaço adequando para o estudo e para o seu acervo, que nos últimos anos tem dobrado de tamanho, chegando hoje a quase 42 mil exemplares. O projeto arquitetônico valoriza o campus da FLT, com janelas grandes e bastante iluminação natural. A Biblioteca integra a natureza e o verde do campus com o espaço de estudo e o seu acervo. A madeira dos móveis e a decoração do ambiente tornam o espaço agradável e leve para o estudo da Teologia.
Nos últimos anos, a FLT tem investido e também recebido muitas doações de livros novos e usados para o seu acervo. Uma das mais significativas foi a doação de mais de 3.000 livros da biblioteca particular de Judaística do Prof. Dr. Bernd Schaller (in memorian), Professor emérito da Universidade de Göttingen. Com esta doação, a biblioteca da FLT se torna em um dos maiores centros de pesquisa na área de Judaística do Brasil. Essa doação foi mediada pelo Prof. Dr. Karl-Wilhelm Niebuhr, professor emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller, de Jena – Alemanha, bem como pela GBM, que financiou o transporte dos livros até o Brasil.
Por fim, como direção da FLT só temos a desejar que este novo espaço para a Biblioteca sirva como lugar de estudo, pesquisa e aprofundamento de temas
teológicos que sejam relevantes para solucionar os dilemas e os desafios e para fortalecer a missão e a edificação da Igreja de Jesus Cristo. Que ela seja um local que possa ainda mais acolher as pessoas não apenas da comunidade acadêmica, mas também possa desenvolver o seu papel social, acolhendo as pessoas da comunidade de Mato Preto e do entorno, as quais também podem ser usuárias da nossa biblioteca. Que ela sirva para a honra e a glória do nosso Senhor Jesus Cristo.