Uma segunda-feira ensolarada e divertida, no dia 30 de setembro, marcou o encontro anual de auxiliares administrativos das paróquias e comunidades do Sínodo Vale do Itajaí, na Associação Desportiva da Hering, em Blumenau (SC). A psicóloga Karin Pauls Winter coordenou os trabalhos.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich iniciou as atividades do encontro. Na celebração, ele relatou o objetivo da reunião que teve como desafio reconhecer auxiliares administrativos (secretários e secretárias) como parte de um só corpo. “Este dia é um presente para todos vocês que trabalham para a missão de ajudar o povo de Deus a vivenciar a fé e glorificar a Deus. Queremos fortalece-los para o desempenho de sua função”.
Na primeira parte do programa, Karin abordou questões relacionadas à mediação de conflitos. Ela citou a importância de se encarar e contribuir para resolver os conflitos existentes nas comunidades. E completou: “nunca deve-se fomentar, repercutir ou inventar fofocas que busquem prejudicar as pessoas. Os auxiliares executivos são cartão de visita da comunidade e precisam tomar cuidado com as atitudes”.
No segundo bloco, a palestrante falou ao coração dos participantes. “Busquem sempre a alegria no trabalho. Tenham a capacidade de perdoar e deixar para trás mágoas. Saibam ouvir as pessoas, compreender suas queixas e compartilhar com os membros das comunidades, ministros e diretorias a alegria que existe na Igreja”.
“Este encontro foi uma oportunidade de rever e conhecer os colegas de trabalho das secretarias paroquiais. Neste ano, em especial, propusemos um dia ainda mais motivador, já que era justamente o Dia das/dos secretárias/os. A nossa intenção foi contribuir tanto com o lado profissional quanto o pessoal. Esperamos que todos possam compartilhar o conhecimento em cada uma das paróquias”, alegrou-se Mara Andréia Brandes Vieira, assessora administrativo-financeira do Sínodo.
Para a gerente administrativa da Paróquia Blumenau Centro, Vera Lúcia Luchtemberg, o programa foi uma surpresa extremamente positiva. Ela afirmou que no dia a dia é preciso parar e refletir sobre como se administram os conflitos, as dificuldades e os maus-momentos. “Com a força que Deus nos dá, somos impulsionados a seguir em frente”.
“Foi um dia muito gostoso, diferente dos anos anteriores. Serviu para nos deixar mais leve. Muitas vezes no dia a dia temos momentos tão delicados e as técnicas que foram passadas vão nos ajudar a enfrentar com mais vigor e alegria as dificuldades”, destacou Tania Piske Wollinger, da Paróquia de Timbó.
O dia foi marcado por intensa comunhão entre os 40 participantes. A equipe da sede sinodal preparou as refeições e os momentos de confraternização. Todos saíram desafiados a construir uma Igreja mais viva e mais alegre.
“Hoje tivemos um dia abençoado. O dia nos deixou muito mais leves, motivadas, alegres e felizes. Colocar-nos a serviço do reino de Deus é o que podemos e devemos fazer para agradecer a oportunidade que tivemos com este encontro”, concluiu Rosana da Cruz Maske, da Paróquia da Paz, em Blumenau (SC).