Suicídio foi o tema da atualização teológica realizada dias 25 e 26 de maio. O público alvo foram ministros e ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho. Com a assessoria do professor Carlos Catito, Carlos Grzybomski, a reflexão em torno do tema foi abordada nas duas manhãs, de forma on-line. Desde o ano passado havia-se chamado a assessoria do professor Catito e como ainda não foi possível realizar a atualização de forma presencial seguiu-se no formato on-line.
Vários aspectos foram abordados diante do tema que traz curiosidade, questionamentos e demonstra nossas limitações em lidar com esse assunto. Reflexões sobre por que as pessoas se suicidam torna-se cada vez mais urgente em uma sociedade onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade. “Bastante preocupante é o número crescente de suicídios entre ministros e ministras religiosos e a relação disso com modelos de igreja disfuncionais e com o Burnout em nome de Deus”. É o que relata o Prof. Catito em seu livro “Quando a dor se torna insuportável” (Editora Sinodal 2019).
A reflexão em torno deste tema tem continuidade na semana que vem, dia 01 de junho, com a assessoria da Psic. Vera Weisheimer abordando o tema “Luto na família sobrevivente”.