No dia 18 de abril aconteceu o culto de abertura da 10ª Assembléia Sinodal na Comunidade Testo Salto – Paróquia da Paz. Com a igreja lotada, os mais de 150 participantes, dentre delegados/as, conselheiros/as e obreiros/as do Sínodo Vale do Itajaí, além de autoridades do município de Blumenau e do estado de Santa Catarina, puderam apreciar a palestra do Pastor Dr. Martin Dreher, baseada no texto de 2º Coríntios 9.6-15.
O tema proposto foi ‘Fé, contribuição, compromisso e missão’. O enfoque mostra a preocupação da igreja com relação às questões missionárias e com o comprometimento que o cristão precisa ter com a obra de Deus. Historicamente, desde as primeiras comunidades criadas no cristianismo, este assunto é debatido e discutido. “Nada do que fazemos vem do nada. Tudo que fazemos é trabalhar o que Deus nos deu. O que temos não só vem de Deus, também é de Deus. Por isso tem que estar no serviço divino. O que fazemos com as dádivas de Deus?”, questiona Dreher quando conclui afirmando que toda a discussão desta temática está relacionada com o discernimento do todo: a missão de Deus em relação ao mundo.
Ainda no culto de abertura, o Pastor Ivo Krueger, anfitrião do evento, agradeceu a oportunidade de poder realizar este tão importante encontro. Como representante do prefeito de Blumenau, o vereador Jean Kuhlmann lembrou a importância histórica da igreja no desenvolvimento do Vale do Itajaí. Aproveitou ainda, para salientar os princípios da igreja e parabenizou pela preocupação com a educação, saúde e tantas outras áreas essenciais para o crescimento de uma sociedade forte e engajada. Para finalizar, o secretário de estado do desenvolvimento regional, Miguel Ângelo Soar, representando o governador do estado Eduardo P. Moreira, fez uma análise da estrutura descentralizada da IECLB e disse ser este o caminho certo para que mais pessoas possam se engajar no trabalho. Ele afirmou que com o trabalho regional é possível chegar mais perto dos anseios da base.
Neste ano, A 10ª Assembléia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí vai acontecer em duas partes. Em junho, no Lar Rodeio 12, nos dias 24 e 25, a Assembléia terá a sua continuidade com discussões de temas importantes para o desenvolvimento da igreja e eleições para cargos eclesiásticos, incluindo o de pastor/a sinodal.
Fonte: Tobias Mathies - Sínodo Vale do Itajaí